: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundada por Amaro do Vale em 1976, a ELAV é uma empresa que se mantém na família Vale, com uma forte presença no setor têxtil-lar. Atualmente, a empresa abrange todos as fases produtivas, tais como a tecelagem, confeção, acabamento e, por fim, o embalamento.

À conversa com a Mais Magazine, Sofia Vale, filha do fundador da ELAV, contou-nos que a empresa “começou apenas com umas máquinas de franjas, e só mais tarde surgem os primeiros teares de rendas, cuja produção foi orientada para têxteis lar. Fruto da perseverança e capacidade de trabalho do meu pai, a empresa desenvolveu-se e rapidamente passou a produzir cortinas, toalhas de mesa e colchas, que eram o forte da produção. Hoje, a gama de artigos é bastante mais alargada, sendo as mantas de viagem um dos principais produtos”. Já com mais de 45 anos, e como um crescimento notável ao logo de quase meio século, a ELAV assenta a sua filosofia na criação de produtos originais, utilizando técnicas tradicionais de forma criativa.

Sendo a ELAV uma marca e um parceiro de referência no setor têxtil-lar, esta não só trabalha com propostas dos seus clientes, como também produz as suas próprias coleções. Na opinião de Sofia Vale, o que torna a empresa um dos principais parceiros das marcas de têxtil-lar é o trabalho e persistência de todas as pessoas que fazem parte da empresa.

Sabendo que o setor têxtil é um dos setores que mais poluição produz, a ELAV trabalha constantemente na consciencialização de todos os colaboradores e parceiros relativamente às questões ambientais que colocam o nosso planeta em risco. Desta feita, a empresária revelou que a empresa procura dar o exemplo, “reaproveitando todos os fios e tecidos para fazer franjas, galões, panos, sacos de pão, sacos de praia, guardanapos, almofadas, entre outros. Desta forma, contribuímos para a diminuição da pegada ecológica”.

Com uma forte posição estabelecida no mercado nacional, parecia lógico que o próximo passo seria apostar no mercado além-fronteiras. “Essa transição surgiu naturalmente, fruto do crescimento da empresa. O mercado nacional já não era suficiente grande para as ambições da ELAV e então, outras alternativas foram encontradas. Nessa altura, o Norte da Europa foi o principal mercado, com forte presença na Suécia e Noruega. Atualmente, a empresa está presente nos Estados Unidos da América, Itália, Espanha, Guatemala, Equador, Inglaterra, França e Polónia, entre outros”.