: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto S. João de Deus presta cuidados de saúde e apoio social à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da igreja. Para conhecer um pouco melhor este instituto, estivemos à conversa com o Irmão José Paulo, Superior Provincial da Ordem Hospitaleira que nos deu a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o país, mas também um pouco por todo o mundo

Até à criação do Instituto S. João de Deus (ISJD), em 1977, todos os estabelecimentos hospitalares da Ordem Hospitaleira eram geridos apenas pelos Irmãos Religiosos Consagrados e esta atividade constituía a sua missão, o seu campo de ação na Igreja e na sociedade, a exemplo de S. João de Deus, o seu fundador.

Após o 25 de abril, com a crescente complexidade das obras, redução do número de Irmãos, o aumento cada vez maior dos assalariados, a Ordem Hospitaleira deu um salto qualitativo. Reorganizou as obras assistenciais sob uma só entidade jurídica, o ISJD, e autonomizou a estrutura organizacional da Província, como entidade religiosa. Desde então, o ISJD vem desenvolvendo uma importante obra de norte a sul do país, prosseguindo fins de saúde, assistência, reabilitação e reinserção social nos seus oito estabelecimentos/centros assistenciais que, através da sua ação e serviços, levam respostas e auxílio aos doentes e aos mais carenciados. “Estes centros garantem um modo diferente de cuidar, à maneira de S. João de Deus, que coloca no centro da sua Irmão José Paulo, Superior Provincial da Ordem Hospitaleira O Instituto S. João de Deus presta cuidados de saúde e apoio social à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da igreja. Para conhecer um pouco melhor este instituto, estivemos à conversa com o Irmão José Paulo, Superior Provincial da Ordem Hospitaleira que nos deu a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o país, mas também um pouco por todo o mundo. atividade e missão a pessoa em situação de fragilidade e sofrimento, de forma holística e em rede, com os diferentes parceiros formais e informais”, começa por explicar o Irmão José Paulo.

A Psiquiatria e a Saúde Mental marcaram o ISJD, em Portugal, pelo impacto dos seis estabelecimentos especializados, sendo uma referência, sobretudo, nos concelhos de Sintra, Braga, Funchal, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. Por outro lado, a presença em Montemor-o-Novo distingue-se na ortopedia infantil e medicina física e reabilitação, desde os anos 50. Já os anos 90 do século XX, ficaram marcados pelo surgimento de uma Residência de Idosos em Lisboa. Hoje, os centros são animados a responder a novas realidades e desafios e, por exemplo, Montemor integra uma residência de apoio moderado dentro da RNCCI-Saúde Mental, assim como diversas unidades de Cuidados Continuados Integrados e Cuidados Paliativos. A capital dá ainda resposta em Cuidados Continuados Integrados e Cuidados Paliativos, estando ainda prevista para breve a abertura de uma nova unidade em Carnaxide. “S. João de Deus tinha a preocupação de estar atento às necessidades e procurar uma resposta.

Hoje, as estruturas físicas que temos vão nessa linha, mas encontram-se também fora dela, nomeadamente nas residências na comunidade, nas equipas de apoio domiciliário em saúde mental e demências, programas inserção no mercado de trabalho ou nas equipas de apoio psicossocial. Estas mudanças fazem com que estejamos presentemente a rever os nossos domínios de intervenção, permitindo que esta atualização seja um espelho da nossa resposta de hospitalidade de acordo com o estilo de S. João de Deus, em cada tempo”, afirma o Superior Provincial.

Fundação S. João de Deus

Para além do importante trabalho desenvolvido nos seus centros assistenciais, o ISJD apoia ainda diversas iniciativas, principalmente nos países em vias de desenvolvimento, através da Fundação S. João de Deus. “A Fundação S. João de Deus (FSJD) nasceu para dar suporte ao ISJD e às missões dos Irmãos fora de Portugal, nomeadamente em Moçambique e em Timor-Leste, com a angariação de fundos, mas rapidamente expandiu o seu horizonte”, explica. Assim, a FSJD promove campanhas focadas nas necessidades financeiras concretas, como por exemplo, a melhoria de estruturas, ajudas humanitárias de emergência, iniciativas de reabilitação e desenvolvimento social e comunitário, combate à pobreza e respostas a outras carências. “Estas campanhas servem também para dar a conhecer a Ordem Hospitaleira e os centros do ISJD e servem, ainda, para alertar a sociedade civil e empresas para a problemática da saúde mental. Entendo que a Fundação complementa e enriquece a ação da Ordem Hospitaleira, dando-lhe um rosto mais completo, permitindo-lhe chegar mais longe, a mais pessoas”.

A Ordem Hospitaleira S. João de Deus assinala em 2022, 450 anos de presença junto dos mais frágeis e no auxílio aos doentes e aos mais necessitados. Tratando-se de uma Ordem centenária, a responsabilidade de responder bem aos desafios é “ainda maior”. “Estamos perante uma dupla realidade: por um lado, a Ordem Hospitaleira tem o desafio da manutenção, restruturação e sustentabilidade das grandes estruturas. por outro lado, ao se apresentarem novas necessidades, há que desafiar os poucos Irmãos que somos e os muitos colaboradores que connosco trabalham a responder, mantendo vivo S. João de Deus e a sua loucura por Deus, dando-se aos outros”.