: Mais Magazine:: Comentários: 0

Foi no início de 2002 que, ainda nas antigas instalações da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, nasceu a Companhia Nacional Comércio Bacalhau (CNCB). A empresa dedica-se à produção do bacalhau e comercialização do bacalhau salgado seco.

Passado 20 anos da sua criação, a CNCB encontra-se hoje sediada na Avenida Marginal, na Gafanha da Nazaré. Agostinho Gonçalves, Presidente da empresa, olhou para trás e reparou na notável evolução que a empresa obteve. “Com um know-how de mais de 40 anos, por parte dos fundadores da CNCB, estes fizeram com que hoje a CNCB seja a maior empresa a nível nacional em bacalhau seco, com mais de 15.000 toneladas de bacalhau seco vendido anualmente. A CNCB, tem fortes parcerias a nível da importação, trabalhando sempre com os mesmos armadores, pescadores e fornecedores de matéria-prima, a nível internacional.”

Devido à sua longa ligação com o Bacalhau, a Gafanha da Nazaré foi um local escolhido de propósito pela CNCB para se implantar. A localidade é conhecida pela sua vasta tradição na pesca e transformação de bacalhau, sendo, também, um local onde se encontra mão-de-obra mais abundante e especializada neste setor, com gentes que herdaram, de geração em geração, a arte de saber trabalhar o bacalhau.

O bacalhau da CNCB é proveniente do Canadá, Ilhas Faroé, Islândia e Noruega. Até chegar à mesa dos portugueses, este peixe passa por diversas etapas, determinantes para garantir a sua qualidade. Mas quais são estas etapas? Agostinho Gonçalves explica: “A CNCB tem meios operacionais para rececionar o bacalhau sob o estado congelado, fresco, salgado verde e salgado seco. Se o bacalhau é adquirido sob o estado congelado, o processo produtivo passa pelas fases de descongelação, escala (abertura do peixe num corte longitudinal), maturação (preservação do peixe em salmoura entre 3 a seis meses), lavagem, secagem e seleção. Se o bacalhau é adquirido sob o estado fresco ou verde, o processo produtivo passa apenas pelas fases de lavagem, secagem e seleção. No caso da produção do bacalhau demolhado ultracongelado, a matéria-prima utilizada é o bacalhau salgado seco, seguindo-se as fases de demolha, ultracongelação e embalamento”.

O Natal é uma altura em que este peixe é muito procurado pelos portugueses, pelo que a CNCB encontra-se bem preparada para dar resposta a esta pro[1]cura. Contudo, a empresa dedica-se diariamente, de modo a garantir que o seu bacalhau está disponível, durante todo o ano, nas principais cadeias de super e hipermercados, bem como em alguns dos melhores restaurantes portugueses.