: Mais Magazine:: Comentários: 0

O seu público-alvo são as pessoas portadoras de patologia do foro neuropsiquiátrico, em qualquer faixa etária.

Por restrições da sua estrutura física, combinada com as necessidades da população (pacientes e famílias), a CSSC desenvolveu um novo projeto que aumentará e diversificará a sua capacidade de dar respostas. A sua estrutura passará do centro do Porto para a estrada interior da circunvalação, em vizinhança com o Hospital CUF, local de fácil acessibilidade.

Na CSSC o acompanhamento é feito por uma equipa multidisciplinar de referência nesta área, onde se integram vários saberes, nomeadamente a psiquiatria, pedopsiquiatria, psicologia, enfermagem de especialidade, neurologia, MGF, terapia ocupacional, entre outros.

E em diferentes enquadramentos, nomeadamente consulta de especialidade e subespecialidade, internamento e hospital de dia / centro de reabilitação psicossocial, também aqui focando nas diferentes faixas etárias.

No âmbito da sua consulta a atuação inclui a avaliação, diagnóstico e definição de estratégias terapêuticas para situações de perturbação mental e também intervenções ao nível da promoção da saúde mental e prevenção da doença.

Relativamente ao internamento, a CSSC dispõe do segmento de pacientes residentes e o segmento dos agudos. No segmento residente (com ocupação de média e longa duração), predomina a patologia neurodegenerativa (demências) em pacientes usualmente idosos.

No segmento agudo (curta duração) inclui o tratamento de qualquer patologia psiquiátrica aguda, atualmente na idade adulta.

Está previsto para a nova estrutura a abertura de um departamento de formação e investigação, com diferentes ligações a universidades do Porto. Destaca–se o investimento previsto na realidade virtual, nomeadamente na área da ansiedade/fobias e na remediação neurocognitiva, nas demências. Bem como o novo departamento de neuromodelação, incluindo o neurofeedback, biofeedback e a estimulação magnética transcraniana, que complementarão a ação da já existente eletroconvulsivoterapia.

Assim, pretende-se continuar e reforçar um serviço necessário, único (no conjunto das suas características), que resolva os problemas de saúde mental (e neuropsiquiatria) de forma integrada (diferentes técnicos e diferentes saberes), continua (da infância à velhice), plural (capacitando os seus pacientes), de fácil acesso e com uma hotelaria e respetivos serviços que melhor enquadrem estes pacientes e que contribuam igualmente para o combate ao estigma.

A CSSC espera poder continuar a ajudá-lo e nas novas instalações, já em 2024