: Mais Magazine:: Comentários: 0

Se procura um espaço onde saborear os mais vastos pratos da cozinha regional e tradicional portuguesa, o Restaurante Dom Duarte II vai encher-lhe as medidas. Com pratos saborosos, excelente garrafeira e um ambiente único tem tudo o que precisa para desfrutar de um almoço ou jantar em beleza.

Que a gastronomia de Coimbra é uma das melhores do mundo não restam dúvidas. Afinal, foi precisamente por isso que esta região de Portugal foi distinguida internacionalmente como Região Europeia de Gastronomia 2021-2022. Se está pela terra do Choupal e procura um espaço onde (com)provar o melhor da gastronomia conimbricense, o Restaurante Dom Duarte II é a paragem ideal. Ao leme do negócio estão os irmãos Pedro e Rui Ventura que, desde a génese em 1991, assumem a gerência da casa. Com especialidades tradicionais e portuguesas, o Restaurante Dom Duarte II tem à sua disposição deliciosos pratos de marisco, peixe e carne, conhecidos especialmente pela sua frescura e sabor particular. Nas especialidades de peixe, a oferta varia entre os peixes de mar como o robalo, dourada, linguado, garoupa, atum, entre muitos outros, vindos diretamente da lota. Mas também há pratos dedicados ao “rei” das mesas portuguesas, o bacalhau, que aqui pode ser assado na brasa e acompanhado de batatas ao murro e migas. Os mariscos, de sabor fresco e a mar, como a sapateira, as amêijoas vivas do Algarve, a lagosta, o lavagante, os percebes e o camarão também constam na carta. Nos pratos de tacho, a oferta varia entre polvo à Lagareiro, o rei da ementa, arroz e paelha de marisco, açorda, arroz de línguas de bacalhau, filetes de polvo com arroz de grelos, e o arroz malandrinho de polvo. Pratos bem-feitos, saborosos e generosamente servidos, aos quais se juntam outros de igual valia como o cabrito assado no forno, o cozido à portuguesa, a posta à mirandesa, as costeletas de novilho e o pato assado no forno. Para os mais arrojados, sugerem-se as espetadas de carne e peixe. Para regar a refeição nada melhor que um bom vinho, escolhido da extensa garrafeira. O Dom Duarte II tem ainda uma palavra a dizer ao nível da doçaria. Com confeção caseira e receita tradicional, sobremesas como o arroz-doce e os crepes prometem fazer as delícias dos mais gulosos.


Tudo o que está na ementa é preparado com a mestria que só se consegue alcançar com muitos anos de experiência, pelas mãos de Rui Ventura. Para além da cozinha, o cliente identifica-se com a equipa hoteleira que o acolhe na chegada e que o acompanha naquela que é a sua jornada gastronómica. A boa equipa, sempre de sorriso no rosto e pronta a melhor servir os seus clientes é um dos braços direitos de Pedro Ventura, responsável de sala, e um dos elementos da fórmula de sucesso do negócio. Com capacidade para 120 pessoas, duas salas e duas esplanadas, o Restaurante Dom Duarte II continuará de portas abertas para melhor servir os apreciadores das iguarias da cozinha regional e tradicional portuguesa.