: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Universidade de Aveiro é uma instituição global, cuja comunidade académica é constituída por 19 000 pessoas, incluindo cerca de 17 000 estudantes, 1 000 docentes, 500 investigadores e 700 elementos do pessoal técnico, administrativo e de gestão. Cerca de 17% dos estudantes são estrangeiros e representam mais de 95 nacionalidades. Cerca de 10% dos professores, investigadores e do pessoal técnico, administrativo e de gestão são também estrangeiros, provenientes de 45 países. A Universidade de Aveiro, que reconhece nas pessoas o motor da sua existência e sucesso, tem percorrido um caminho voltado para o futuro, em resposta aos desafios do século XXI, assumindo a sua dimensão global e internacional sem perder de vista a realidade nacional e a proximidade com a região na qual cresceu.

Oferta formativa inovadora para todos os públicos

A Universidade de Aveiro (UA) realça, como alicerces do ensino e formação, a interdisciplinaridade, a flexibilidade dos percursos formativos e a resposta a desafios da sociedade. Tendo por base estas fundações, a UA oferece 54 Licenciaturas, 89 Mestrados e 50 Doutoramentos. Dentro das novidades na oferta formativa para o ano letivo 2022/2023, destaca-se a Licenciatura em Engenharia de Automação Industrial, o Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios (curso de 60 ECTS/ 1 ano e que surge como resposta a necessidades de formação identificadas em colaboração com empresas), e o Programa Doutoral em Criação Artística, em parceria com dois Institutos Politécnicos. Ao nível dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), o número de vagas cresceu mais de 30% em relação ao ano letivo anterior, destacando-se o CTeSP em Cibersegurança, que complementa a oferta formativa da UA neste tema tão atual. Destaca-se ainda a abertura de novas turmas em Estarreja e Oliveira do Bairro. Parte do esforço de aumento e diversificação das ofertas formativas conta com investimentos no contexto do projeto Aveiro Education and Social Alliance (Aveiro Alliance), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Requalificação, formação ao longo da vida e formações não conferentes de grau

Completando a oferta formativa e reconhecendo as necessidades de requalificação impostas pelas transições ecológica e digital em curso, assim como a automação e inovação tecnológicas crescentes e as novas formas de trabalho que lhe estão associadas, a UA tem dado atenção à formação ao longo da vida. Neste contexto, investirá em formações que não conferem grau, nomeadamente por via de Microcredenciais e Cursos de Especialização ou Formação Avançada, com várias dezenas de ofertas a entrarem em funcionamento nos próximos meses, igualmente enquadradas no projeto Aveiro Alliance.

Atrair os Melhores Estudantes

Entre 2018 e 2021, o número de estudantes colocados com nota 17,5 ou superior cresceu, a nível nacional, por um fator de 2,1. Na UA, cresceu por um fator de 4,1. Cada vez mais procurada e cada vez mais procurada por melhores estudantes, a UA reconhece e valoriza o talento e continuará a investir no incentivo ao mérito, através da atribuição de Bolsas de Incentivo para Estudantes Internacionais, Bolsas de Estudo aos Melhores Estudantes que Ingressam no 1.º Ano das Licenciaturas e Prémios Escolares.

Desenvolvimento integral dos estudantes

A Universidade de Aveiro atribui elevada importância à relação estudante-estudante e ao apoio por pares, tendo consolidado as suas dinâmicas no Programa de Tutoria e lançado um Programa inovador de Formação de Estudantes para Estudantes, tendo na Associação Académica da Universidade de Aveiro o principal parceiro. Estudantes de diferentes áreas apoiam outros estudantes na aquisição de conhecimento e competências diversas, permitindo aos estudantes um compromisso com a academia para além da mera frequência de um plano formativo, em atividades que vão do voluntariado ao desporto.

Na prevenção do abandono, a UA dispõe de um Observatório do Percurso do Estudante da UA, através do qual monitoriza padrões associados a situações de insucesso e risco de abandono escolar, procurando atuar preventivamente.

Uma UA cada vez mais internacional

A internacionalização é indissociável da visão de Universidade que se tem vindo a consolidar em Aveiro, sendo símbolo disso o empenho institucional na construção da universidade europeia ECIU University (European Consor-tium of Innovative Universities), uma das primeiras alianças deste tipo a ser financiada pela Comissão Europeia. A componente internacional tem vindo a crescer de forma significativa na UA e, como tal, foi necessária dar atenção e gerir esta realidade de forma a proporcionar a toda a comunidade uma experiência positiva e inclusiva. A UA foi a primeira instituição de ensino superior a criar um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em cola-boração com o Alto Comissariado para as Migrações, o que representou um marco importante para o acompanhamento da comunidade internacional. A UA vê a Internacionalização como uma realidade enriquecedora, que toca toda a comunidade académica, e cujo impacto positivo se faz sentir na investigação, cooperação e ensino.