: Mais Magazine:: Comentários: 0

Subordinada ao tema “Melhores Ligações”, a Semana Europeia da Mobilidade no Município de Santa Maria da Feira será, uma vez mais, repleta de atividades, ações de formação e de consciencialização dirigidas a todos os munícipes, mas não só. Emídio Sousa, Presidente do Município, esteve à conversa com a Mais Magazine para dar a conhecer um pouco melhor esta e outras iniciativas, desenvolvidas pela autarquia, na busca por um território mais sustentável, verde e amigo do ambiente.

A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se anualmente de16 a 22 de setembro e, como não poderia deixar de ser, Santa Maria da Feira associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa da Comissão Europeia, levando a cabo uma semana repleta de atividades com o objetivo de consciencializar para a importância de mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.

Este ano, fazem parte do calendário da Semana Europeia da Mobilidade do Município de Santa Maria da Feira, entre muitas outras atividades, ações de consciencialização para a utilização dos modos suaves de mobilidade urbana, um programa de promoção da prática desportiva com caminhadas e passeios com bicicletas, sessões teóricas e práticas sobre prevenção rodoviária, envolvendo o público infantil e famílias, e ainda a celebração do dia sem carros com atividades de animação de rua, danças e jogos tradicionais.

E porque Santa Maria da Feira é um “Território para Todos”, o arranque da Semana Europeia da Mobilidade no município será dedicado à Mobilidade Inclusiva. Com especial enfoque na mobilidade e acessibilidade inclusiva e na eliminação de barreiras arquitetónicas aos espaços públicos e edifícios, a abertura da Semana Europeia da Mobilidade em Santa Maria da Feira será feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, e contará com a presença da Fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles. Na programação merece ainda destaque a implementação de um projeto-piloto de utilização pública de trotinetes e bicicletas elétricas. Com autonomia entre 40 e 60 quilómetros, as trotinetes e bicicletas podem ser testadas gratuitamente no dia 17 de setembro, na Ciclovia da Feira junto às piscinas municipais.

Em Portugal, que participa nesta iniciativa europeia desde o seu início em 2002, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão por parte dos municípios, parceiros e cidadãos. A participação do Município de Santa Maria da Feira nesta e em outras iniciativas é parte da estratégia adotada pela autarquia na promoção de um município mais sustentável, verde e amigo do ambiente. “Queremos um município mais sustentável, mas acima de tudo queremos contribuir para a defesa do planeta”, explica o Presidente da autarquia. Com uma estratégia pensada há cerca de dez anos, o Município de Santa Maria da Feira vem realizando no terreno uma série de investimentos que agora chegam à fase de implementação. “Nos últimos anos apostamos na construção de ciclovias que ligam os principais polos de atividades económicas e as zonas habitacionais mais densamente povoadas, para além da construção de passadiços e percursos pedestres”. Estes investimentos, alguns ainda em curso e outros a iniciar, potenciam agora uma nova etapa: a sua utilização permanente através de equipamentos mais amigos do ambiente, como as trotinetes e bicicletas elétricas. “Existe um potencial considerável, em Santa Maria da Feira, para a transferência de viagens dos modos motorizados para os modos mais suaves. Se estas alternativas estiverem disponíveis, conjuntamente com uma rede de ciclovias e uma boa rede de transportes públicos em que o cidadão consiga chegar aos locais das rotinas diárias, com um consumo de tempo semelhante ao do uso de automóvel e a um preço mais económico, a alternativa torna-se viável. Estou convicto de que a mobilidade sustentável se vai tornar uma realidade presente e evolutiva no nosso município”.