: Mais Magazine:: Comentários: 0

O tema deste ano “Vive, Sente & Move-te”, pretende desafiar a população da Amadora para uma mobilidade diferente e sensibilizar para a sustentabilidade através da utilização dos veículos amigos do ambiente.

A mobilidade e a sustentabilidade são áreas que andam de mãos dadas e caminham juntas em prol de um futuro coletivamente desejável, em que a mobilidade urbana é uma das chaves para a sustentabilidade do planeta nas suas diversas dimensões (ambiental, social e económica). Atenta a esta temática e à sua importância, a autarquia, em parceria com a EcoMood Portugal, tem vindo a organizar a Semana Europeia da Mobilidade, através da realização de um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar a população para a temática da mobilidade sustentável.

A participação da Amadora na Semana Europeia da Mobilidade vai já na 15.ª edição e, a de 2021, foi considerada uma das três melhores da Europa. Ao longo destes anos sentimos uma maior união e adesão da população em torno destes temas. A Semana Europeia da Mobilidade da Amadora é uma oportunidade de mostrar as boas práticas no que se prende com mobilidade e transportes, ao mesmo tempo que visa reforçar a importância de colocar a temática da mobilidade sustentável no centro da discussão pública.

Estimular e criar condições para a utilização de meios não poluentes, a par com o incentivo à mobilidade ativa, criando para o efeito pistas de caminhada e ciclovias deve ser uma aposta, e a Câmara Municipal da Amadora tem vindo a investir nesta área, por via da criação de pistas de caminhada, que atualmente perfazem já uma extensão de 40 km, e o reforço de ciclovias. De referir, ainda, que a autarquia está a proceder também à implementação da rede de postos de carregamento de veículos elétricos no concelho.

Sabe mais sobre a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora e todas as atividades agendadas em https://amado-ramove.pt/