: Mais Magazine:: Comentários: 0

Há mais de 40 anos que o Instituto Piaget forma em Portugal profissionais de excelência, oferecendo um ensino superior de qualidade. Os seus quatro polos académicos, localizados de norte a sul do país (Vila Nova de Gaia, Viseu, Almada e Silves), dispõem de todas as infraestruturas para uma formação sólida, em localizações privilegiadas e ótimas acessibilidades.

Uma das imagens de marca da instituição, que faz parte do seu ADN, é a relação de proximidade e confiança que todas as equipas docentes e não docentes mantêm com os estudantes. “Temos sempre bem presente a matriz humanista e integradora sobre a qual o Instituto Piaget foi fundado”, refere Rui Tomás, secretário-geral do Instituto, que acrescenta: “Desde o primeiro dia, o Instituto assumiu a missão de formar pessoas e profissionais, dinamizar as regiões adjacentes aos centros urbanos, proporcio-nando oportunidades únicas a muitos estudantes que de outra forma teriam maiores dificuldades em aceder a um curso superior”.

De olhos postos no futuro, cada Campus está a ser transformado em Piaget Smart Campus, com o apoio de um parceiro tecnológico: a Huawei. Objetivo? Dotar os polos académicos de infraestruturas capazes de promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico nas diferentes áreas educativas lecionadas no Instituto.

A oferta formativa é abrangente e diversificada, estando distribuída por licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e formações de curta duração. Tudo isto cobrindo múltiplas áreas do saber, incluindo a Gestão; Informática; Desporto; Psicologia; Educação; Saúde, com enfermagem e fisioterapia; e as Terapias Não Convencionais, com osteopatia e acupunctura.

O Instituto dispõe de cursos presenciais, semipresenciais e, graças às novas tecnologias, cursos 100% online. Na área da saúde criou também uma Clínica Piaget em cada Campus, aberta à comunidade académica e às populações locais, onde os estudantes finalistas da área de saúde têm um campo privilegiado para realizar os seus estágios.

Outra área essencial para o sucesso académico é a das parcerias. O Instituto tem ativos vários acordos e protocolos com empresas e outras entidades que visam assegurar uma maior interligação entre o mundo académico e o universo empresarial. “Estas parcerias permitem aos nossos estudantes aprofundar áreas de investigação científica, aplicar conhecimentos teóricos já adquiridos e uma reflexão mais amadurecida sobre futuras saídas profissionais”, explica Rui Tomás.

Os mais de 40 mil diplomados forma-dos em Portugal são, afinal, o melhor testemunho do lema do Instituto Piaget: “O futuro certo, próximo de ti”.