: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) é a entidade gestora em Baixa com atribuições e competências na gestão dos resíduos sólidos urbanos, nomeadamente do potencial de captação de Biorresíduos produzidos no território dos seus 19 municípios. A AMRPB é também a entidade titular da Ecobeirão, EIM, SA, entidade gestora em Alta do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que concentra as competências de tratamento dos resíduos urbanos produzidos no Território.

Os Biorresiduos são resíduos biodegradáveis que podem ter diversas origens, nomeadamente na manutenção de parques e jardins, na cozinha das habitações, nos restaurantes, nas cantinas das unidades de catering e retalho, nas unidades de transformação de alimentos, entre outras. Os resíduos orgânicos constituem cerca de 40% dos resíduos urbanos recolhidos indiferenciadamente, o que representa um potencial significativo para aumentar as taxas de reciclagem e diminuir a deposição desses resíduos em aterro.

Atualmente, a operação de valorização orgânica desenvolvida no SGRU da AMRPB circunscreve-se ao tratamento da matéria orgânica dos resíduos recolhidos indiferenciadamente, com uma capacidade de valorização orgânica instalada ao nível da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de 35 000 toneladas de resíduos/ ano. Deste modo, e considerando o potencial de valorização dos Biorresíduos recolhidos seletivamente, a AMRPB pretende expandir e diversificar a capacidade de valorização de Biorresíduos através da instalação de um parque de compostagem vocacionado para o tratamento dos Biorresíduos provenientes da recolha seletiva, aumentando a capacidade instalada de valorização orgânica para perto de 50 000 toneladas de resíduos /ano.


Neste sentido, a AMRPB irá implementar o projeto de adaptação da linha de Tratamento Mecânico da unidade de TMB e construção
do parque de compostagem, incluído na Operação POSEUR, com um valor de investimento da ordem dos 3.337.176,83€.


A valorização dos Biorresíduos com origem em recolha seletiva enquadra-se numa estratégica de tratamento, através da compostagem,
para a produção de um composto ou corretivo orgânico de qualidade e rico em nutrientes por um lado, e por outro, para a produção de energia verde, através do biogás gerado nas unidades de digestão anaeróbia.

A AMRPB pretende que a sua intervenção ao nível dos Biorresíduos assente numa abordagem integrada e circular, alinhada com as atuais politicas ambientais, nacionais e europeias, promovendo uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos urbanos produzidos no território dos seus 19 municípios.