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A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS) é uma das oito unidades orgânicas que integram o Instituto Politécnico do Porto. Vocacionada para o ensino, investigação e prestação de serviços na área das Ciências e Tecnologias da Saúde, a ESS assume a missão de formar hoje os melhores profissionais de amanhã.

A ESS conta já com 42 anos de exis-tência, sendo hoje a maior escola de saúde do Ensino Superior Politécnico a atuar em Portugal. Com um percurso consolidado e reconhecido no ensino e investigação em Tecnologias e Ciências da Saúde, a ESS é líder nacional – tem as médias globais mais elevadas no concurso nacional de acesso, a maior oferta formativa, o maior número de estudantes e os melhores indicadores no que diz respeito a investigação e captação de financiamento.

Com 12 Licenciaturas, 13 Mestrados, dois deles realizados em parceria com instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs), e ainda três Doutoramentos em parceria, a ESS assume como missão ser uma instituição de ensino de referência na formação de profissionais de saúde, garantindo que estes atinjam uma sólida formação técnica e humana. Para isso aposta numa oferta formativa abrangente, capaz de articular o estudo, o ensino e a investigação científica. “Fizemos uma aposta estratégica na combinação de três eixos fundamentais: o ensino, a prática clínica e a investigação”, elucida a Presidente da escola, Cristina Prudêncio. Assim, os estudantes da ESS, quando entram na instituição, não passam apenas a frequentar uma Licenciatura. Passam também a ter acesso a professores de referência, a métodos de ensino inovadores, aos melhores locais de estágios e de ensino clínico, a estruturas formais de investigação, incluindo centros de investigação e projetos financiados, e a uma estrutura de prestação de serviços de carácter científico pedagógico: a Clínica Pedagógica.

Clínica Pedagógica: saúde e investigação

Assente num modelo inovador de transferência de conhecimento científico e de prestação de serviços especializados na área da saúde, a Clínica Pedagógica assume como finalidade o desenvolvimento de atividades de apoio à comunidade, através da prestação de serviços especializados de cariz clínico e de entre elas, ao constituir–se como um contexto de elevado valor formativo para os seus estudantes, privilegia as atividades pedagógicas e a realização de investigação aplicada e de produção e divulgação de conhecimento científico. “O arranque deste projeto tem permitido disponibilizar aos nossos estudantes um ambiente pedagógico enriquecedor” assume Cristina Prudêncio.

Na verdade, um dos grandes objetivos da ESS nos últimos anos tem passado por assegurar e proporcionar um ensino, cada vez mais, ancorado na investigação. Do ponto de vista estrutural, a escola tem vindo a formalizar grupos e centros de investigação, dispondo de dois centros de investigação, o Centro de Investigação em Reabilitação (CIR) e o Centro de Investigação em Saúde e Ambiente (CISA). Para além disso, a ESS é ainda membro de outros laboratórios de investigação de grande dimensão na região norte do país e os seus professores membros integrados de grandes centros de referência. “Temos ainda aumentado o número de publicações em revistas indexadas e a participação em projetos de financiados, incluindo projetos realizados em parceria com empresas do setor”.

ESS reforça rede de parcerias

No âmbito da mobilidade, a ESS promove acordos de cooperação com organizações, públicas e privadas, nacionais e internacionais, que permitem a mobilidade in/out de estudantes, docentes, www.ess.ipp.ptnão docentes e investigadores e ainda a colaboração em inúmeros projetos. Numa perspetiva de elevar os critérios de exigência, qualificação dos recursos humanos, transferência de conhecimento e tecnologia e participação nos benefícios gerados, a ESS reforçou, recentemente, a sua rede de parcerias e protocolos. “A nível Nacional reforçámos as parcerias com o setor público, privado e social, para a realização de estágios e educação clínica dos nossos estudantes por todo o país. Tudo isto tem vindo a permitir uma formação cada vez mais apta e atual dos profissionais que formamos na sociedade que servimos”.

Com um corpo docente altamente qualificado, com larga experiência profissional, pedagógica e de investigação, a ESS destaca-se por uma formação e ensino inovadores, do ponto de vista pedagógico e educacional. Um posicionamento que, para Cristina Prudêncio, tem sido fundamental para dar resposta, de forma eficiente, aos desafios que se colocam em cada momento. “Olhamos para o futuro com um enorme sentido de responsabilidade. Temos um corpo docente altamente qualificado que, pedagogicamente, tem explorado metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, tais como PBL, mas também um ensino cada vez mais ancorado na investigação. Sabemos que temos de preparar os nossos estudantes para um futuro que, cada vez mais, transita para a utilização de tecnologias de informação e comunicação”. Por essa razão, a ESS está apostada em conferir, quer aos ciclos de estudo existentes, quer aos novos, um forte pendor das áreas STEAM, sobretudo no que diz respeito à preparação para o domínio da saúde digital. Apesar do futuro passar, cada vez mais pela digitalização, Cristina Prudêncio não esquece de ressalvar que “a formação humana e ética será, cada vez mais, valorizada num mundo cada vez mais tecnológico”.