: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique – ENIDH foi fundada em 1924, enquanto instituição de Ensino Superior Público Politécnico. Hoje, é a única escola nacional vocacionada para a formação de Oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do setor Marítimo-Portuário nas áreas da Intermodalidade, Gestão e Logística. Luís Filipe Baptista é Presidente desta escola e foi com ele que estivemos à conversa para conhecer um pouco melhor as valências da instituição e alguns dos seus projetos mais inovadores, como é o caso do MARineSIM.

A ENIDH, que celebrará 100 anos em 2024, assume-se como a instituição de Ensino Superior Público de referência para o setor dos Transportes Marítimos, Portos e Logística. Dona de uma vasta oferta formativa, atualmente a ENIDH disponibiliza Licenciaturas – Engenharia de Máquinas Marítimas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Gestão de Transportes e Logística, Gestão Portuária, Pilotagem; Mestrados – Engenharia de Máquinas Marítimas, Pilotagem; e Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Climatização e Refrigeração, Eletrónica e Automação Naval, Manutenção Mecânica Naval, Redes e Sistemas Informáticos. “Recentemente, a Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES) acreditou a Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores pelo período de seis anos, o que comprova a excelência da proposta de curso”, começa por afirmar Luís Filipe Baptista. Para além disso, a escola irá oferecer pela primeira vez, em 2022/2023, o Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) de Climatização e Refrigeração em regi-me pós-laboral.

Com cerca de 780 alunos distribuídos por vários cursos, a ENIDH orgulha-se de possuir um dos mais elevados índices de empregabilidade dos seus diplomados a nível nacional (97%). Graças a um corpo docente altamente qualificado e excelentes condições de estudo ao nível de salas de aula, laboratórios, simuladores, biblioteca, salas de estudo, piscina, pavilhão gimnodesportivo e residência de estudantes, a escola náutica assegura o importante compromisso de fornecer aos seus estudantes uma sólida formação cultural, científica e desportiva.

MarinCadet – um importante atrativo para o ingresso nas carreiras marítimas
O desempenho do setor marítimo está intimamente ligado à formação de quadros superiores para as áreas marítimas e a sua sustentabilidade depende da capacidade de continuar a atrair um número suficiente de novos marítimos de qualidade e de reter marítimos experientes. Neste contexto, a disponibilização de estágios representa uma oportunidade única de aprendizagem prática, essencial para o recrutamento e retenção destes licenciados. Foi a pensar exatamente em apoiar o emprego azul que surgiu o projeto Marin-Cadet. Submetido e aprovado em 2021 pelo Fundo Azul, com um financiamento global de 875 mil euros, o MarinCadet prevê a atribuição de 40 bolsas de embarque no valor de 1580 euros mensais durante um ano a diplomados dos cursos marítimos (praticantes). “Estes estágios são obrigatórios para os diplomados que pretendem obter os respetivos certificados de competência de oficial da marinha mercante, conforme estabelecido na legislação nacional e internacional”, esclarece o Presidente da escola. Este ano já foram atribuídas as primeiras 20 bolsas de estágio a praticantes, que embarcaram em navios dos armadores nacionais Grupo Sousa, Mutualista Açoriana, Mystic Ocean e Transinsular. Em 2023 serão atribuídas as restantes bolsas de embarque a diplomados dos cursos marítimos da ENIDH.

Investigação I&D
Enquanto instituição de Ensino Superior Público, a ENIDH destaca-se em inúmeros projetos de investigação científica, nacionais e internacionais, cooperando com diversas instituições públicas e privadas através do Centro de Investigação e Desenvolvimento – CID. “Estão a decorrer diversos projetos financiados pelos programas EEAGRANTS, Fundo Azul, ERASMUS e INTERREG, estando a aguardar-se a decisão acerca de outros projetos submetidos para aprovação”, assume Luís Filipe Baptista. Recentemente, foi aprovado um projeto da NTNU – Norwegian University of Science and Technology, designado por “Nuclear Propulsion of Merchant Ships 1 (NuProShip I)”, no qual a ENIDH é entidade parceira. Com a dotação global de um milhão de euros, este projeto destina-se a estudar a viabilidade da utilização da energia nuclear na propulsão de navios mercantes.

MARineSIM – simuladores vêm reforçar capacidade de formação
Ainda no âmbito da inovação e investigação científica importa destacar o projeto MARineSIM. Financiado pelo Programa EEA GRANTS tem como objetivo principal efetuar a aquisição de simuladores marítimos de última geração, de crucial importância para a formação nos cursos marítimos, bem como reforçar a capacidade de formação da ENIDH de oficiais para a marinha mercante nacional e internacional, extremamente carenciada deste tipo de profissionais, nomeadamente na área de engenharia (oficiais de máquinas marítimas e oficiais eletrotécnicos). “Este problema agravou-se recentemente com o eclodir da guerra na Ucrânia, dado cerca de 15% dos marítimos na marinha mercante mundial serem originários desses países”, explica. Atualmente, encontra-se em fase final a instalação dos novos simuladores na ENIDH, que deverá ficar concluída até ao final de julho.

Projeto “Blue Lab”
Tendo como objetivo principal garantir um ensino de elevada qualidade, recorrendo sempre que possível a programas de financiamento, a ENIDH submeteu, recentemente, ao Fundo Azul, no âmbito do PRR, o projeto “Blue Lab” que visa dotar a escola de infraestruturas e sistemas que a modernizem e capacitem a formação de estudantes e profissionais dos setores marítimo-portuário, tecnológico e afins da economia do mar. “O projeto foi aprovado pelo Fundo Azul com o valor global de 7,5 milhões de euros, estando neste momento a dar-se os primeiros passos da sua execução”. Para além deste projeto, a escola submeteu mais duas candidaturas, uma destinada à requalificação e melhoria da eficiência energética do edifício principal no valor global de 1,2 milhões de euros e outra em cooperação com o Município de Oeiras, destinada à requalificação da Residência de Estudantes, no valor global de 3,7 milhões de euros.

ENIDH e Município de Oeiras consolidam sinergia
Localizada em Oeiras há 50 anos, a ENIDH tem vindo a estreitar relações com o município, nomeadamente com a participação e cooperação nos projetos submetidos aos fundos do PRR. “Em março de 2021, a ENIDH celebrou um memorando de entendimento com o Município de Oeiras, que prevê um conjunto alargado de iniciativas, e que tem sido extremamente benéfico para todas as partes”, afirma Luís Filipe Baptista. Para o futuro, o objetivo passa intensificar estas sinergias que “preconizam a realização de um conjunto de investimentos pelo Município de Oeiras na ENIDH até ao montante global de quatro milhões de euros”.