: Mais Magazine:: Comentários: 0

Situada na cidade do “Portugal dos Pequenitos” desde 1997, a instituição integra o Instituto Politécnico de Coimbra, o que acarreta benefícios no “melhor apoio social”. Atualmente, a Escola Superior de Educação disponibiliza aos estudantes diferentes áreas de ensino como a Educação, Comunicação, Turismo, Artes e Multimédia.

Encontrar emprego pouco tempo depois de receber o diploma em mãos é o desejo de qualquer recém-licenciado. Consciente disso, a “empregabilidade, traduzida na capacidade de os diplomados ingressarem numa ativdade profissional em que a formação obtida na ESEC seja pertinente,” é a “maior preocupação” e “também uma medida de qualidade da nossa formação, amplamente reconhecida”, conta-nos Rui Antunes, Presidente deste estabelecimento de ensino. O próprio acrescenta ainda que “o número de diplomados que não obtêm emprego nos seis meses após a conclusão do curso é reduzido”, encontrando-se “abaixo dos 6%”, colocando-os assim “entre as melhores instituições nacionais de ensino superior’’.

A integração no Politécnico de Coimbra (IPC), “uma das grandes instituições de ensino superior do país”, é outra das grandes vantagens que se pode retirar da instrução aplicada. Esses benefícios são traduzidos anualmente ao prestarem “o melhor apoio social aos estudantes”, ou seja “mais cantinas, mais residências, mais serviços de apoio psicossocial, mais desporto e mais vida académica”.

Para além dessa, “há ainda três caraterísticas cruciais dos nossos cursos, são elas as experiências de inserção profissional ao longo do curso, a introdução a atividades de investigação-ação e a experiência de internacionalização.” Nesse sentido, Rui Antunes adianta que “todos os nossos cursos têm, pelo menos, um estágio semestral realizado em contexto de trabalho’’, o que é “uma das atividades de formação mais valorizadas pelos estudantes e empregadores”. Nos cursos de “Turismo e Gastronomia’’, uma parte importante desses estágios “é realizada fora do país”.

A internacionalização também é uma forte aposta desta organização, “quer recebendo estudantes e docentes estrangeiros, quer promovendo o envolvimento dos seus estudantes e docentes em programas de mobilidade ERASMUS.” Na vertente deste projeto é usual que as “equipas internacionais” sejam distinguidas nas atividades da EuroWeek – encontro anual entre alunos e professores de países europeus – tal como ocorreu no ano letivo 2021-2022, na cidade francesa de Lile, com o projeto “The «Perfect Packaging» – Socially Responsible Design in Perso-nal Hygiene Prodcts Packaging”.

O simples facto de estarem localizados em Coimbra “é também uma oportunidade para os nossos estudantes”, na medida em que esta é uma cidade “cultural e historicamente marcada pela vivência académica”. Por isso, “os inúmeros espetáculos, eventos desportivos e culturais, as oportunidades de participação cívica e a animação noturna são também fundamentais para tornar inesquecível a frequência de um curso” superior nesta região do centro de Portugal.

A ascensão dos CTeSP
Os cursos técnico superiores profissionais, que dão primazia à formação prática, têm sido muito frequentados, ao longo dos últimos anos. Também a Escola Superior de Educação de Coimbra conta com esta oferta formativa. E o ano letivo que se avizinha vai trazer novidades neste campo, com a abertura de dois novos CTeSP, “um na área do Design Têxtil – em colaboração com o CEARTE – e outro em Luz e Som para Artes Performativas.”

Rui Antunes refere à Mais Magazine que esta opção tem mérito por ser capaz de captar novos estudantes para o ensino superior. Além do mais, ultimamente, “têm mostrado ser uma forma muito válida de estes jovens obterem formação superior de qualidade”, podendo “fazer a diferença na sua inserção no mundo do trabalho”, visto que os “empregadores valorizam essencialmente as competências profissionais dos diplomados”, ou até “na continuidade dos estudos”.

O Presidente da ESE remata a entrevista ao salientar que as próprias “instituições politécnicas, que têm na empregabilidade e na inserção profissional um dos seus vetores fundamentais, foram capazes de fazer destes cursos um caso de sucesso”.