: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Município de Vagos foi, uma vez mais, agraciado com duas Bandeiras Azuis. Desta feita, as Praias da Vagueira e do Areão voltaram a ser premiadas, naquela que é a iniciativa que mais contribui para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio e marinas. Graças às contínuas boas práticas ambientais, à qualidade da água, à boa gestão da zona balnear, aos bons serviços e segurança, as praias da Vagueira e do Areão ostentam há 33 e 14 anos, respetivamente, o Galardão Bandeira Azul.

A ABAE galardoou este ano 393 praias, mais 21 do que no ano passado. Da lista fazem novamente parte, como já vem sendo tradição, as Praias da Vagueira e do Areão, que ostentam o Galardão Bandeira Azul desde 1989 e 2008, respetivamente. Para Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, alcançar uma vez mais esta distinção, que reconhece e visa premiar a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, na preservação do ambiente marinho, costeiro e lacustre, é uma honra para o município e o reflexo do trabalho desenvolvido no sentido de cumprir um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental. “Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para oferecer uma excelente experiência a quem nos visita. Não é por acaso que chamamos a ‘melhor praia do mundo’, à nossa Praia da Vagueira. Esta forma carinhosa como definimos a nossa praia é, no fundo, uma forma de destacarmos a qualidade das nossas praias e as experiências fantásticas que podemos vivenciar aqui”.

No âmbito do Programa Bandeira Azul são desenvolvidas, anualmente, em Vagos inúmeras atividades de Educação Ambiental, através das quais o município pretende elucidar e sensibilizar a população para a defesa do meio ambiente, mas também proteger, conservar e recuperar o seu inestimável património natural. “Apostamos no desenvolvimento de atividades abrangentes a toda a comunidade, abordando os mais diversificados temas”. Através da promoção de uma participação mais ativa dos vaguenses nas iniciativas em prol do meio ambiente, o município pretende reforçar ainda mais a sua caminhada na criação de um território mais sustentável. “Sabemos que as nossas ações têm repercussões, por isso acreditamos que a alteração de alguns comportamentos pode contribuir para a mitigação das alterações climáticas. O nosso papel é fornecer ferramentas aos nossos munícipes e tornar o território mais sustentável. Sabemos que o desafio que temos pela frente é enorme, mas estamos determinados a percorrer este caminho”, afirma o autarca.