: Mais Magazine:: Comentários: 0

Localizada nas margens do rio Douro, a Praia Fluvial da Congida destaca-se pelas suas águas calmas e beleza natural. Se procura um local tranquilo que lhe permita desfrutar de puros momentos de descontração e, simultaneamente, praticar alguns desportos náuticos, a Praia Fluvial da Congida tem tudo isso e muito mais. Sempre com a garantia de máxima qualidade, ou não tivesse sido uma das 393 galardoadas com a Bandeira Azul 2022.

Rodeada pela natureza exuberante do Parque Natural do Douro Internacional, a Praia Fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, é um verdadeiro oásis que convida a bons mergulhos e a agradáveis momentos de lazer. Para além disso, é uma das 393 praias que este ano vai poder hastear a Bandeira Azul, em reconhecimento das suas condições de salubridade, tranquilidade e segurança, mas também do trabalho desenvolvido pelo executivo autárquico, que vem desenvolvendo uma importante tarefa na promoção desta zona balnear e das suas áreas envolventes, como nos explica Nuno Ferreira, Presidente do Município: “Freixo de Espada à Cinta congratula-se com este importante reconhecimento que é fruto do trabalho que está a ser desenvolvido para o crescimento contínuo, coeso e sustentado da Praia Fluvial da Congida, tanto ao nível da criação de novas e manutenção de atuais infraestruturas, qualidade da água e das áreas envolventes, preservação da biodiversidade e segurança”. A conjugação destes fatores, aliado ao facto de a Praia Fluvial da Congida ser polo privilegiado de atração da população local e do turismo nacional e internacional, levam o Município a investir neste espaço e a apostar em diversas ações a fim de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade. “As ações desenvolvidas passam por trabalhar todos os indicadores de qualidade que correspondem aos elevados critérios de exigência da sociedade. Daí sermos distinguidos como praia fluvial de qualidade excelente. Trabalhamos também ao nível das infraestruturas existentes e da preservação dos recursos naturais, como é o caso da qualidade da água, das áreas verdes envolventes e da fauna que faz da Praia Fluvial da Congida o seu habitat natural”, explica.

Sendo já a Praia Fluvial da Congida um ponto turístico no panorama nacional e internacional, sobretudo no que diz respeito ao mercado espanhol, esta distinção promete alavancar ainda mais este território como destino turístico. “Temos notado um aumento da presença do turismo britânico e do centro da Europa, nomeadamente holandeses, franceses e alemães. Obviamente que queremos aumentar estes números e atrair cada vez mais turistas e diferentes públicos, por isso temos vindo a trabalhar em projetos de amplo espetro dirigidos a diferentes públicos-alvo e mercados”, assume o autarca.

Dada a importância que este espaço representa para todo o território, o Município de Freixo de Espada à Cinta tem vindo a promover esforços de consciencialização da comunidade para a sua preservação, nomeadamente no que diz respeito às exigências de qualidade, segurança e sustentabilidade associadas às estruturas afetas, quer com a comunidade mais jovem, quer em todas as práticas levadas a cabo pelos recursos humanos e negócios ali presentes e também em toda a sinalética distribuída pelo espaço que reitera as normas de segurança e sensibiliza os visitantes. “Sabemos que podemos sempre fazer muito mais e estamos focados no compromisso que temos para com esta comunidade de continuar a trabalhar e nos envolver ativamente na adoção de medidas que diminuam os impactos negativos nesta área protegida que integra o Parque Natural do Douro Internacional. Trata-se do nosso ex-libris, da nossa única Praia Fluvial e motor de atração turística, que temos o dever de preservar para as gerações vindouras”.