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Inserido na Aldeia de Santa Isabel, instituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel conta com uma história de mais de três décadas de dedicação à educação e formação de jovens. Com diversas respostas educativas e formativas, mais do que um espaço que prepara crianças e jovens para a inserção no mercado de trabalho, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel é uma janela de oportunidades para um futuro melhor.

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem assumido, desde a sua fundação, o importante compromisso de oferecer um modelo de educação e formação de jovens capaz de fomentar nas gerações futuras uma cidadania baseada num compromisso ético e intergeracional. O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel é uma instituição particularmente vocacionada para o semento dos designados “jovens nem-nem” – jovens que não trabalham, não estudam, nem frequentam ações de formação -com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos e em risco de exclusão social.

Tendo como lema de ação “ganhar um bom cidadão formando um bom profissional”, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel tem disponíveis diversas respostas educativas, que contemplam ofertas formativas de dupla certificação, na modalidade de educação e formação de jovens, e cursos profissionais. Atualmente, estão em funcionamento no centro 12 cursos de dupla certificação que atribuem uma qualificação profissional de Nível 1, 2 e 4 e uma escolaridade de 6º, 9º e 12º ano. Com candidaturas abertas até 31 de julho de 2022, a oferta formativa disponível para o ano letivo 2022/2023 inclui os cursos de formação – Pintor de Construção Civil, Carpinteiro de Limpos, Costureira Industrial de Tecidos, Cozinheiro, Técnico de Instalações Elétricas, Eletricista de Instalações, Operador de Jardinagem, Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros, Pintor de Veículos, Técnico de Reparação e Pintura de Carroçarias, Manicura-Pedicura e Cabeleireiro.

O modelo de educação, formação e ação social desenvolvido pelo Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, alicerçado na estrutura curricular de cada oferta formativa, possibilita ainda a participação dos jovens em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo. Jorge Gomes, Diretor do centro, reconhece que uma das linhas de ação estratégicas do Centro de Formação Profissional passa pela procura de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem que permitam “desescolarizar” a forma como os jovens aprendem, saindo de um modelo “taxativo, rígido e obrigatório”. “Um dos espaços de experimentação que desenvolvemos passa pelo reforço da componente das artes em todos os cursos que oferecemos. O teatro, a música, a dança e as artes plásticas (pintura, olaria, tecelagem, azulejaria) são poderosos instrumentos de inclusão social. O nosso objetivo não passa por alcançar resultados artísticos nos jovens, mas sim resultados pessoais e socais/culturais, como a confiança e a autoestima, a expressão individual, o trabalho de equipa, a compreensão intercultural e participação cultural”, explica.

Para além disso, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel tem vindo também a consolidar metodologias inovadoras de formação, permitindo uma resposta assente num modelo flexível, autónomo e qualificante. Esta aposta, num modelo operacional diferenciado, tem constituído uma importante ferramenta na formação de jovens mais competentes e qualificados. “Optámos por desenvolver práticas de codocência, associando no mesmo tempo letivo, formadores das disciplinas e formadores da componente oficinal. Através deste modelo, os jovens percebem e aprendem melhor a importância da teoria para o exercício da profissão que pretendem ter no futuro, mobilizam-se em torno de um projeto, no qual participam ao longo do ano letivo, e os resultados, de ponto de vista da aprendizagem, são surpreendentes, inclusive para os próprios jovens”, assume Jorge Gomes. Graças a esta metodologia de ensino-aprendizagem baseada na convergência de saberes, os cursos lecionados no Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel são desenvolvidos num único espaço: coabitando a oficina e a tradicional sala de aula.

Um espaço que potencia a partilha de saberes
Nos seis hectares da aldeia, com mais de 40 edificações, os jovens, que estão em aprendizagem nas oficinas ou nas salas de aula, convivem harmoniosamente com as crianças e idosos que lá residem permanentemente. Tem sido esta ambiência pedagógica e convivialidade dinâmica uma das facetas mais marcantes do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, como reconhece Jorge Gomes: “É como se toda a Aldeia fosse um laboratório, uma oficina em ponto grande. Lá é realizado um conjunto diversificado de tarefas com supervisão dos formadores da componente tecnológica, como por exemplo a pintura de um quarto do Lar de Idosos, ou a manutenção dos espaços verdes da Aldeia”. Por outro lado, a existência de condições “naturais” para a promoção de práticas de intergeracionalidade, componente fundamental do modelo de educação, formação e ação social do Centro de Formação Profissional, contribui também para que este espa-ço consiga proporcionar uma oferta pedagógica diferenciadora.

Para o futuro, fica o desejo de continuar a traçar um caminho inovador na promoção de uma educação inclusiva, capaz de democratizar os conhecimentos e de os tornar, efetivamente, acessíveis a todos, independentemente da origem social e cultural destes jovens. “O lema será sempre encontrar novas formas de mobilizar e motivar para a aprendizagem aqueles que, por um vastíssimo conjunto de razões, ficaram para trás, inclusive por questões culturais”, finaliza.