: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiu a excelência das praias de Oeiras atribuindo, pela terceira vez consecutiva, a Bandeira Azul às praias da Torre, de Santo Amaro de Oeiras, de Paço de Arcos e de Caxias. O município congratula-se por manter o estatuto de ter todas as suas praias oficiais com o galardão, bem como o Porto de Recreio de Oeiras, que este ano ondulará, uma vez mais, o distintivo que comprova a sua qualidade e compromisso ambiental.

Já é conhecida a lista de municípios galardoadas com a Bandeira Azul 2022. Como não poderia deixar de ser, à semelhança das edições anteriores, todas as praias de Oeiras foram distinguidas com este símbolo, incluindo o porto de recreio que ondulará o estandarte pelo 17.º ano consecutivo. A atribuição deste galardão é, acima de tudo, o merecido reconhecimento de décadas de investimento e requalificação no território, levados a cabo pelo executivo autárquico. “O Município de Oeiras investe há várias décadas na requalificação dos seus ecossistemas naturais. O trabalho de base assentou na monitorização intensa das desconformidades ambientais registadas e consequentes ações de requalificação ambiental na rede hidrográfica municipal, cujas linhas de água têm forte influência na qualidade de água balnear das nossas praias”, começa por explicar Joana Baptista, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras. Todo o trabalho desenvolvido foi ainda complementado com investimentos diversos na orla marítima, desde equipamentos de limpeza mecânica à requalificação de infraestruturas para usufruto da população, ações que contribuíram para que Oeiras alcançasse, uma vez mais, esta importante distinção ambiental.

Mais do que distinguir o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, a atribuição da Bandeira Azul eleva também o grau de consciencialização de cidadãos e empresas para a importância da defesa do ambiente marinho e da promoção da sustentabilidade. Por forma a reforçar o seu compromisso com a preservação do meio ambiente, o Município de Oeiras desenvolve, há cerca de 40 anos, ações de sensibilização ambiental, que em muito têm contribuído para uma maior consciência ecológica dos seus munícipes. “Um dos critérios principais do galardão Bandeira Azul é a promoção de ações de sensibilização ambiental. O júri impõe um limite máximo de 12 ações por candidatura anual e para Oeiras tem sido um desafio selecionar as que propor, dada, não só a quantidade, mas também a multiplicidade de ações que promovemos”, afirma. Neste contexto, vale ressalvar que as ações propostas e concretizadas pelo município têm atingido pontuações elevadas e, inclusive, merecido menções honrosas por parte dos promotores do programa, atestando a qualidade das iniciativas de sensibilização desenvolvidas.

A atribuição de uma Bandeira Azul significa que a praia galardoada apresenta um conjunto de serviços de qualidade e excelência o que transmite, naturalmente, aos seus utilizadores um grau de confiança superior ao das praias não galardoadas. Dito isto, Oeiras orgulha-se voltar a erguer bem alto um dos seus melhores cartões de visita. “O reconhecimento de excelência por entidades externas é naturalmente um cartão de visita e um convite a cidadãos nacionais e estrangeiros. Temos noção de que as nossas praias têm uma taxa de frequência elevada o que contribui para o seu posicionamento como das melhores praias urbanas de Portugal e da Europa”, finaliza.