: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves é um agrupamento multicultural vocacionado para a inclusão social, profissional e linguística de jovens e adultos. Apostada na valorização do trabalho como veículo para o sucesso pessoal e socioprofissional, esta instituição distingue-se como um espaço não só de aprendizagem, mas também de exercício de cidadania.

O Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves nasceu em 2006, como resultado da reorganização da rede educativa, integrando três unidades orgânicas – Escola Básica José Ruy, Escola Básica Condes da Lousã e Escola Básica e Secundária Dr. Azevedo Neves. Localizado na Amadora, zona metropolitana de Lisboa, tem na base das suas práticas valores como a participação, inclusão, proteção, saúde e capacitação de cada criança/aluno, fornecendo-lhe as ferramentas necessárias para construir o seu percurso educativo com sucesso e para exercer uma cidadania ativa e responsável.

A sua oferta formativa vai desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade. Salienta-se a diversidade no Ensino Básico, além da oferta regular, com os Cursos de Educação e Formação em Operador de Informática e Empregado de Restaurante e Bar (3.º ciclo); Programa Integrado de Educação e Formação (3.º ciclo) e um projeto-piloto de ensino especializado nas áreas do Desporto e da Arte (2.º e 3.º ciclos). No Ensino Secundário, disponibiliza os Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Línguas e Humanidades e prevê a abertura do Curso de Ciências Socioeconómicas. Apresenta, também sete Cursos Profissionais – Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Design de Moda, Gestão de Equipamentos Informáticos, Multimédia, Geriatria, Esteticista – que permitem uma dupla certificação, preparando cada jovem para uma atividade profissional e certificando a conclusão do Ensino Secundário, sem descurar a possibilidade da continuidade de estudos. Em regime pós-laboral, inclui a Educação e Formação de Adultos e constitui-se como um polo do Centro Qualifica da Amadora. A oferta formativa apresentada cruza-se com a diversidade de respostas para ir ao encontro das necessidades ou barreiras à aprendizagem, promovendo, por exemplo, o apoio a alunos com barreiras linguísticas e o apoio nas suas Unidades de Ensino Estruturado, para a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo.

O Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves destaca-se ainda pela importante aposta no reforço de relações de parceria com entidades e instituições locais, fundamentais para potenciar o trabalho formativo que desenvolve para o enriquecimento de atividades, para o apoio na transição para a vida ativa e para assegurar a igualdade de oportunidades. Aqui, salientam-se, entre outras, as parcerias com a Fundação AFID Diferença, a Associação EPIS, diversas instituições de Ensino Superior, entidades com projetos do Programa Escolhas e autoridades locais de saúde.

O agrupamento aposta ainda em projetos que procuram desenvolver competências nos seus alunos e promover aprendizagens que potenciem o capital humano, estimulando a relação entre pares, numa lógica colaborativa e de aprendizagens mútuas. São exemplos destas dinâmicas as participações na Academia de Líderes Ubuntu e na Rede de Escolas para a Educação Intercultural, a dinamização dos projetos #Apren-derTICcom(os)Grandes, “Nós Propomos”, entre outras iniciativas.