: Mais Magazine:: Comentários: 0

O barco Trimaran parte no dia 9 de maio da marina de Cascais rumo a França, com o propósito de sensibilizar a população para a necessidade urgente de se proteger os oceanos. Uma data escolhida por ser o Dia da Europa. A chegada está prevista para outra data importante – o Dia Europeu do Mar, a 20 de maio.

Trata-se de um barco totalmente sustentável, com 32 metros de comprimento, e só existem sete com estas caraterísticas no mundo. Durante esta viagem o Trimaran, que pertence à Fundação KRESK 4 OCEANS, passará por diversas cidades europeias, sempre zelando pelo mesmo objetivo: um oceano mais limpo. Criada em 2021, esta fundação pretende contribuir para a Década da Ciência dos Oceanos, pertencendo a um programa estabelecido pela UNESCO.

Parte do plano da KRESK 4 OCEANS está dividido em três níveis de atuação. A primeira etapa é em terra, chama-se Reduce4Oceans e visa combater a ida do plástico para os oceanos. A ideia passa por recolher este plástico e criar pontos de transformação. Passamos para os oceanos com a iniciativa Sail4Oceans, com o claro objetivo de proporcionar um melhor entendimento no mar de poluentes e contaminantes. Por fim, uma etapa dedicada ao Homem, a Educate4Oceans, um nível de atuação para sensibilizar e educar a população sobre a preservação do planeta.

Esta iniciativa conta com o apoio de três importantes marcas ao mercado da dermocosmética (SRV, Lazartigue e Fillmed), que têm na sua produção um compromisso com as boas práticas a nível ambiental.