: Mais Magazine:: Comentários: 0

Colégio de São Miguel de Fátima é uma instituição com uma história de mais de cinco décadas de dedicação ao ensino. Fiel à sua matriz cristã, pretende afirmar-se como uma escola inovadora, inclusiva e respeitadora da dignidade de cada um. Ao serviço de toda a comunidade, este estabelecimento de ensino assegura a educação de crianças e jovens, alicerçada num projeto educativo e formativo de qualidade, capaz de proporcionar uma formação integral e um harmonioso desenvolvimento das suas capacidades.

O Colégio de São Miguel de Fátima é uma escola católica que nasceu em 1962 pelas mãos do pároco de Fátima, Pe. Manuel António Henrique. Com nobres valores tatuados na sua história desde a sua fundação, a dinâmica desta instituição manifesta-se nas suas diversas dimensões, seja nas relações entre as pessoas, seja na organização escolar, seja na gestão pedagógica. Com uma identidade que radica numa visão do mundo assente nos valores católicos, o Colégio de São Miguel de Fátima assegura aos seus alunos uma visão cristã do mundo e do homem, da vida e do saber, ajudando-os a crescer a conhecer a realidade. “A nossa matriz é inclusiva, aberta a todos, considerando que todos os seres são iguais em humanidade”, explica Manuel Lourenço, Diretor-Geral. Desta forma esta é uma escola que não discrimina com base em qualquer característica pessoal, antes pelo contrário, trabalha os valores do respeito, da aceitação, da tolerância, da inclusão e da amizade.

Aqui cada aluno é uma pessoa única, especial, individual, poliédrica, com múltiplas dimensões que regista a necessidade de formação, também ela multifacetada. Assim, o Colégio de São Miguel de Fátima aposta na formação integral, assente numa visão humanista, que contribui para o desenvolvimento da personalidade única de cada aluno, segundo um ideal de formação integral e um harmonioso desenvolvimento físico e intelectual, moral e espiritual, afetivo e criativo. Com uma oferta formativa que abrange os 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, com possibilidade de Ensino Especializado de Música em regime articulado, e o Ensino Secundário, o Colégio de São Miguel de Fátima tem ainda disponíveis na sua oferta formativa cinco cursos com Planos Próprios nas áreas de Design, Cerâmica e Escultura, Informática, Ação Social, Contabilidade e Gestão, Atividade Física e Desporto Adaptados. “São cursos de dupla certificação com um currículo específico, desenhado por nós e, além de permitirem aos alunos prosseguir estudos no ensino superior, estão bem adaptados às necessidades do mercado de trabalho local”.

Para o Colégio de São Miguel de Fátima os saberes escolares são muito importantes, mas são apenas parte da equação. Neste princípio, o Colégio promove dezenas de atividades, organizadas em clubes ou dentro da orgânica pedagógica. “Tão importantes como o sucesso escolar é a aquisição e desenvolvimento de competências de comunicação, de relacionamento, de trabalho em equipa, de colaboração, de posicionamento organizacional, entre outras. A formação para uma cidadania ativa assente na justiça é a meta última”, explica o Diretor. Assim, o Colégio de São Miguel de Fátima assume-se uma escola que prepara os alunos para o futuro, através de uma variedade de experiências mas também, e sobretudo, pela constante inovação pedagógica que imprime no ensino ministrado. “A inovação pedagógica, a procura de novas metodologias, são essenciais e prática constante. Por exemplo, o Colégio de São Miguel estabeleceu uma parceria com a Academica International Studies que permitirá aos nossos alunos, a partir do ano letivo 2022/2023, obterem o American High School no Colégio de São Miguel, que corresponde ao Ensino Secundário Americano”.

Este é apenas um dos muitos exemplos da constante aposta na inovação que o Colégio tem procurado imprimir no seu dia-a-dia, e que continuará a fazer parte do seu futuro. “O futuro é manter a linha que nos trouxe até aqui. Manter a nossa identidade e missão de escola adaptando as dinâmicas às novas gerações e aos novos recursos que a evolução do mundo nos oferece. Em Educação nunca tudo está feito”, conclui. www.csmiguel.ptO Colégio de São Miguel de Fátima é uma instituição com uma história de mais de cinco décadas de dedicação ao ensino. Fiel à sua matriz cristã, pretende afirmar-se como uma escola inovadora, inclusiva e respeitadora da dignidade de cada um. Ao serviço de toda a comunidade, este estabelecimento de ensino assegura a educação de crianças e jovens, alicerçada num projeto educativo e formativo de qualidade, capaz de proporcionar uma formação integral e um harmonioso desenvolvimento das suas capacidades.