: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em 1919 era inaugurado o Campo de Aviação, ou “Campo de Aterrissagem”, de Ponte de Sor. Um acontecimento histórico em Portugal e um dos pontos de partida para que este município alentejano seja hoje considerado o coração do cluster aeronáutico no nosso país. O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, revela nesta edição o conjunto de investimentos e iniciativas desenvolvidos com vista a reforçar a liderança deste município no cluster aeronáutico nacional.

Não é novidade para ninguém que Ponte de Sor vem reforçando a cada dia a sua presença na rota da indústria espacial em Portugal. Um crescimento exponencialmente motivado pela forte aposta do município alentejano no desenvolvimento de projetos e iniciativas com vista a atrair e fomentar mais investimento nesta área. O projeto Maggelean Orbital (com a IDD, a Efacec, a Takever, a Omnideia e o CEIIA) é desde logo um exemplo do resultado daquilo que tem sido uma estratégia concertada e de longo prazo do Município de Ponte de Sor. Outro exemplo são as inúmeras atividades ligadas ao espaço e tecnologia para a formação de públicos mais jovens ou mesmo investigadores, como o caso do EuRoc (um concurso europeu para lançamento de foguetes para o espaço), o CanSat, destinado a crianças, ou ainda o Spatiobus, um veículo itinerante concebido pelo Centre Nationale D’Études Spaciales francês, que integra alunos dos 2.º e 3.º ciclo em atividades muito dirigidas para as áreas STEAM. A parceria com a Agência Espacial Portuguesa – PT Space, desde a sua fundação, tem proporcionado também um envolvimento do Município, das empresas e do Aeródromo numa série de atividades que reforçam a sua posição nesta indústria. “O Município tem vindo a desenvolver um trabalho de atratividade das empresas, de diálogo com investidores – também em missões internacionais – de procura de recursos humanos e de aposta na sua formação. O Município é, como tem que ser, um facilitador, uma máquina de resolução de problemas e de criação de condições para o crescimento económico”, acrescenta o presidente do Município, Hugo Hilário.

Todos os benefícios e incentivos a que as empresas podem aceder pela localização de Ponte de Sor a nível de fundos estruturais da União Europeia são também elas uma vantagem. O valor do aluguer de espaços é altamente competitivo, a dimensão dos lotes é extremamente vantajosa e depois, toda a componente de acompanhamento e apoio direto das equipas do Município que procuram facilitar e resolver de forma rápida e eficaz os aspetos burocráticos de fixação de empresas. “Neste momento, todas as empresas que queiram instalar-se em Ponte de Sor têm excelentes oportunidades de crescimento”, confidencia o presidente.

Mais empresas, mais recursos, mais economia

Recentemente, o Grupo Sevenair anunciou a sua instalação em Ponte de Sor. Esta é uma das quatro empresas que este ano se vão instalar no aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que traz consigo um enorme impacto para a economia local. Na verdade, através desta política de atratividade de novas empresas para o concelho foi possível inverter a taxa de desemprego, motivar recursos e reciclar as suas competências. “A sociedade pontessorense ficou profundamente marcada pelo encerramento da Delphi e, anos depois reergueu-se. Este crescimento, reflete-se na capacidade que temos de criar novos e melhores espaços para empresas, ampliar o aeródromo municipal, reabilitar o Parque Tecnológico (precisamente a antiga fábrica da Delphi) e dar-lhe um novo destino”.

Atenta às oportunidades, mas também aos desafios, este ano a Câmara Municipal de Ponte de Sor e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) celebraram um protocolo de cedência de espaço para a criação de uma secção de formação profissional para esta área, no local onde o novo polo de aprendizagens vai ficar instalado, resultado da reabilitação da antiga fábrica da Delphi, que terá a missão de formar recursos especificamente para a indústria da Aeronáutica e para todo o tecido económico. “A motivação não foi tanto o crescimento do cluster, mas sobretudo responder às necessidades urgentes de capital humano qualificado para estas áreas. Requalificar recursos para que encontrem aqui oportunidades de trabalho qualificado e num setor em franca expansão”, confidencia o autarca alentejano.

Apesar de Portugal possuir uma indústria em crescimento na área da aeronáutica, a retenção e a atração de talento, assim como a formação e treino dos recursos humanos, ainda são um desafio deste ecossistema. Conscientes da crescente necessidade de mão de obra qualificada, o município desenvolveu o centro de educação aeroespacial que abrange um conjunto de protocolos com universidades que visam apoiar o desenvolvimento profissional e possibilidade de parceiras futuras em programas especiais de formação. “Queremos estar do lado da resolução do problema, da promoção do desenvolvimento empresarial. É uma missão”. 

Para o futuro? Atrair mais investimento para a região

São inúmeras as iniciativas desenvolvidas pelo município com vista à promoção do cluster aeroespacial em Ponte de Sor, com o objetivo principal de atrair investimento para o território e para a região. O Município de Ponte de Sor é parte no consórcio AERO.NEXT Portugal cuja agenda passa por conceber, desenvolver, industrializar e operar, a partir de Portugal, programas aeronáuticos completos e é neste contexto que tem vindo a desenvolver, localmente, um ambiente de cluster, pelo know-how instalado em diversas áreas do setor, no ensino da aviação, na manutenção aeronáutica, no fabrico de componentes e materiais compósitos bem como pela presença da academia – universidades e politécnicos. “Dispomos de infraestruturas para acolhimento de atividades empresariais e de I&D transversais às indústrias de aviação. O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é o melhor e mais bem equipado do país. Estamos, portanto, perante um cluster aeronáutico em Ponte de Sor, muito diversificado, abrangendo várias áreas desde o fabrico de aeronaves não tripuladas à proteção civil”. A par da indústria da cortiça e toda a sua cadeia de valor, estes setores são os maiores empregadores do concelho, com necessidade urgente de absorção de mais recursos. “Estão constantemente a recrutar e podemos dizer que, neste momento, desde que devidamente qualificados, há oportunidades de emprego em Ponte de Sor para quem quiser optar por uma vida com qualidade, com acesso a boas escolas, bons equipamentos desportivos, tranquilidade e beleza natural”, afirma.