: Mais Magazine:: Comentários: 0

A LEITEK Innovative Solutions é uma empresa sediada em Cascais e desde 2016 desenvolve a sua atividade na comercialização de produtos, no desenvolvimento e fornecimento de soluções chave na mão em setores de atividade com elevado potencial de crescimento, bem como se tenta posicionar em áreas de negócio proporcionadas pela transformação digital e desenvolvimento tecnológico acelerado do mundo. Esta empresa foi incubada e apoiada pela DNA Cascais praticamente desde o seu início.

A LEITEK tem como objetivo ser um dos players do mercado proporcionando a entidades públicas e a clientes privados de diversos setores as melhores soluções inovadoras, agregando valor a todos os projetos, nas seguintes áreas tecnológicas:​

  • Vídeo Vigilância da Floresta e Deteção Precoce de Incêndios Florestais/Rurais;
  • Aeronaves não tripuladas e Mobilidade Aérea Avançada;
  • Segurança & Defesa;
  • Segurança operacional em aeroportos (“Bird-strike avoidance”);
  • Prestação de Serviços de Aeronaves Não Tripuladas, nomeadamente no Levantamento Aéreo por Drone e Transporte de Cargas;
  • Processamento de imagem avançado de terrenos agrícolas, florestais e de pedreiras (indústria extrativa) para permitir a gestão inteligente destes ativos.

Cerca de 30% do investimento da empresa é realizado em atividades de investigação e desenvolvimento. Em todas as áreas de atividade faz uso extensivo de Inteligência Artificial e Machine Learning, quer nos sistemas que comercializa, quer nos sistemas que são produto de desenvolvimento próprio, como sistemas de classificação de imagens captadas por deteção remota ou sistema de deteção automático multi-ameaças SafeForest-i®). A empresa desenvolveu e comercializou o primeiro sistema de Drone salvamento marítimo Dronesavior® em Portugal. Atualmente, em parceria com a empresa brasileira Avionics Services está a desenvolver um drone para o transporte de cargas a uma distância de 350 km. Ainda na área das aeronaves não tripuladas, a atual plataforma eletrónica rp.anac.pt disponibilizada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil para cursos de formação e emissão de certificados de pilotos remotos foi desenvolvida e implementada pela LEITEK.

Como Operador de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAS), outra área de elevada relevância na atividade da LEITEK é na prestação de serviços de levantamento aéreo por drone com enfoque no mapeamento e pós processamento de dados captados com analítica avançada. A LEITEK desenvolveu um work-flow muito rigoroso para levantamento aéreo dedicado à agricultura de precisão (vinha, florestas, etc), indústrias extrativas (pedreiras), floresta e topografia. Para cobrir todas as exigências dos diversos tipos de levantamento aéreo a LEITEK dispõe de dornes multi-rotor e VTOL e um a panóplia de sensores avançados de desde câmaras RGB “full-frame”, sensores multi-espectrais a sensores LIDAR para mapeamento 3D de levada precisão  Atualmente a LEITEK preside à Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (www.apant.pt ).