: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Exército confunde-se com a fundação da nacionalidade, constituindo um garante dos valores e do património histórico-cultural dos portugueses. Nesse contexto, o Museu Militar dos Açores (MMA) procura preservar e divulgar o seu património militar, com especial destaque para os Açores no contexto da expansão portuguesa, bem como à história militar do Arquipélago.

Em parceria com outros atores institucionais, o MMA tem contribuído para o processo de estudo, inventariação e classificação das fortificações açorianas, que representam um património de inegável diversidade, riqueza e importância para a região e para o país. Para além da missão geral de promoção da imagem do Exército, assim como da valorização e exposição do património histórico-militar que lhe está confiado, o museu procura também afirmar o papel do Exército no âmbito da investigação e desenvolvimento do conhecimento histórico e cultural. Este objetivo foi recentemente reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia, ao agraciar o MMA com um prémio de investigação relativo a uma iniciativa que, através de um conjunto de entrevistas, procurou salvaguardar as memórias de Combatentes do ex-Ultramar português.

Situado no Forte de São Brás, atualmente, o Museu Militar dos Açores integra três valências. Quem vem ao MMA tem, desde logo, a possibilidade de visitar o Forte de São Brás, primeiro exemplar de fortificação abaluartada regular que se conhece em Portugal e imóvel classificado de interesse público. No seu interior o visitante poderá percorrer uma diversidade de espaços temáticos, compreendendo um conjunto variado de peças, abrangendo um arco temporal que se estende entre os séculos XVII e XX, abarcando a evolução de armamento ligeiro e pesado, uniformes militares, equipamentos, viaturas e sistemas de comunicações. O museu dispõe ainda de um arquivo documental disponível para consulta pública, detentor de um riquíssimo espólio relativo aos finais do século XIX e século XX.

A missão do Exército compreende uma importante componente histórica e cultural, materializada através do seu dispositivo territorial, que oferece condições únicas para estabelecer ligações próximas com a população. Integrando esse dispositivo territorial, o MMA procura promover o gosto e o interesse pelo património histórico militar junto da comunidade em geral e, em particular, do público mais jovem, através de diversas iniciativas, como a pesquisa e divulgação do seu acervo, a realização de exposições, palestras ou conferências, o desenvolvimento de projetos específicos com entidades externas e outros eventos de caráter cultural. Estas atividades permitem afirmar o museu como prolongamento do espaço público, estabelecendo uma forte ligação entre o Exército e a sociedade que serve. Das atividades mais recentemente desenvolvidas, salientamos a realização de exposições de curta duração; a organização de visitas destinadas a escolas de diferentes níveis de ensino ou a outros grupos ao Forte de São Brás, ou à Bateria de Costa da Castanheira; o estabelecimento de protocolos com a Universidade dos Açores, para realização de estágios curriculares e com escolas profissionais para a realização de estágios de formação em contexto de trabalho; a concretização do projeto “Fontes Vivas”, em colaboração com o Jornal Correio dos Açores, e a cedência de espaços para a realização de diversos eventos culturais e artísticos.

O Turismo Militar, enquadrado no turismo histórico-cultural, permite (re)visitar alguns dos locais e monumentos que fizeram os episódios mais marcantes da nossa secular história. Hoje, há cada vez mais adeptos a conhecer a história militar do nosso país, nomeadamente, os locais das batalhas e o património edificado histórico-militar associados à mesma. Assumindo que o conhecimento da história poderá ajudar a melhor compreender o presente e a antecipar o futuro, sugerimos uma visita ao MMA e um mergulho no passado, revisitando cerca de 500 anos de história, desde a construção do Forte de São Brás no século XVI. Os Açores têm uma história militar riquíssima, abrangendo sucessivos períodos da história, desde os Descobrimentos, passando pela Guerra Civil Portuguesa no século XIX, as Guerras Mundiais, a Guerra no ex-Ultramar e a Guerra Fria. Conhecer este passado, permite-nos melhor compreender a tenacidade dos açorianos que, em períodos de extrema necessidade e perigo, nunca hesitaram em defender a soberania nacional. Uma visita ao MMA constitui assim uma excelente oportunidade para, melhor conhecendo a história militar dos Açores, melhor conhecer também a história de Portugal e a história universal, retirando ensinamentos que melhor nos ajudem a compreender o mundo em que vivemos e a adivinhar aquele que o futuro nos reserva.