: Mais Magazine:: Comentários: 0

No Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço (CILT), encontra um espaço polinucleado no centro histórico da vila, outrora palco de um dos mais expressivos combates entre as tropas aliadas e as tropas francesas – o combate de Sobral. Nesta edição, aproveite para conhecer este espaço e fazer uma viagem pela Rota Histórica das Linhas de Torres.

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) é um espaço museológico, distribuído por vários núcleos, que tem como objetivo salvaguardar, estudar e promover o património das Linhas de Torres – o sistema de defesa militar que ditou a derradeira retirada do exército napoleónico de Portugal. Com vista à promoção e dinamização do turismo militar, e em particular das Linhas de Torres, o CILT vem desenvolvendo um meritório trabalho em três grandes frentes: na proteção e valorização do património das Linhas de Torres e, neste sentido, além do investimento contínuo do município de Sobral de Monte Agraço na requalificação dos seus Fortes, foi também importante a classificação como Monumento Nacional e o reconhecimento do valor destes sítios pelo Turismo Portugal e pela União Europeia; na divulgação da importância das Linhas de Torres Vedras na história de Portugal e, por fim, na participação ativa na Rota Histórica das Linhas de Torres, fundamental para a criação de boas práticas de intervenção no património, para uma identidade visual e narrativa complementar e para a construção de uma oferta de experiências turísticas surpreendentes, num território multifacetado que se estende desde o Atlântico até ao Tejo.

RHTL – Conservação e valorização do património das Linhas de Torres

O município de Sobral de Monte Agraço preside à Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, desde a sua fundação. Constituída pelos municípios de Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e por entidades públicas e privadas, a RHLT tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do território através do património e da sua promoção como produto turístico e cultural. Integra o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon, com seis percursos temáticos, que deixa ao viajante a liberdade de construir a sua própria visita. Uma oferta turística qualificada, enriquecida por experiências inovadoras, em harmonia com a comunidade onde se insere, é prioritária nos projetos em que a RHLT se envolve. Atualmente participa no Itinerário Napoleónico por Portugal e Espanha, assente em rotas histórico-culturais, desenvolvido ao abrigo do COO-PERA, e em dois outros projetos, apoiados pelo Turismo de Portugal, nos quais se preparam experiências de realidade aumentada e virtual e recursos friendly, entre outras ferramentas que o visitante poderá dispor, em breve.

Parta à descoberta

Se está de visita ao Município de Sobral de Monte Agraço e procura um ponto de partida para a descoberta de outros locais bafejados pela natureza e pela história da nação e da Europa, entre amigos ou em família, o circuito do Alqueidão é exatamente o que precisa. Situado na serra do Olmeiro, o Circuito do Alqueidão oferece um património arqueológico, histórico-militar e paisagístico bem preservado da Rota Histórica das Linhas de Torres. Quem se aventure nesta experiência, pode conhecer os principais Fortes das Linhas de Torres, entre os quais o Forte do Alqueidão, que protegia uma das principais vias de acesso a Lisboa e onde Wellington colocou o seu posto de comando. Para uma experiência completa propomos que deixe o seu carro no Núcleo de Apoio e, se levou farnel, faça o seu piquenique neste espaço. Depois, aceite o desafio e caminhe à descoberta da serra. Visitá-la é uma experiência que concilia a história com a natureza e uma paisagem de suster a respiração. Se é amante do ar livre calcorreei trilhos de estradas militares, ou atreva-se numa aventura de BTT. Afinal, se há lugares cheios de significado histórico, que transpiram cultura e identidade, as Linhas de Torres são seguramente um deles.