: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em Arronches a cultura está viva em toda a parte. Para mergulhar a fundo no seu património o primeiro passo é percorrer as galerias a céu aberto, onde a história se escreve nas pedras. Fique a conhecer, nesta edição, o património, histórico e arquitetónico que faz de Arronches um território único e que merece ser visitado.

A “forte Arronches”, assim cantada por Luís de Camões n’Os Lusíadas, mantém hoje visíveis os traços de vila estratégica e de valor militar. Duas das fases históricas mais bélicas, a Reconquista aos Mouros e as Guerras da Restauração, deixaram aqui importante testemunho. Localizada numa área fronteiriça, Arronches foi desde cedo uma importante praça na primeira linha de defesa do reino, tendo sido reedificada em 1310, por determinação de D. Dinis, a estrutura defensiva cujas muralhas envolvem ainda nos dias de hoje a zona histórica da vila. Atualmente essa delimitação é bem visível, com natural destaque para a Torre Medieval localizada na zona nordeste e rodeada pelos baluartes do Castelo, da Porta de Elvas, de São Miguel e do Espírito Santo.

Ao valioso património histórico somam-se ainda os vários núcleos museológicos existentes que preservam as memórias das suas gentes, como é o caso do Centro de Interpretação da Identidade Local da Freguesia de Esperança. O espaço funciona como um convite à descoberta do património de Esperança e das notáveis reproduções de arte rupestre existentes naquela freguesia. Embora o seu interior conserve a estrutura do lagar de azeite que outrora ali laborou, no espaço onde se encontram expostas peças e artefactos históricos, é através do recurso à tecnologia, com mesas interativas e vídeos a três dimensões que os seus visitantes podem ficar a conhecer um pouco dos costumes de uma região. Contudo, este é apenas o ponto de partida para um roteiro pela localidade onde se pode conhecer as pinturas rupestres com milhares de anos de existência, as casas caiadas, as igrejas, as tabernas e sobretudo as pessoas que guardam com orgulho as suas tradições.

Potencial turístico em destaque

Por estes dias existe uma perceção de que quem visita o concelho de Arronches, além de buscar um local calmo para descansar e de procurar igualmente o contacto com a natureza, tem desenvolvido uma intensa procura pela história que o concelho guarda, nomeadamente nos seus espaços museológicos. Mas também através do percurso pelas ruas do centro histórico, onde se encontra parte dos monumentos edificados há centenas de anos, entre eles a Torre do Castelo ou a Fortificação Abaluartada. Levando em consideração esta alteração de paradigma, o município entendeu ser fundamental o fornecimento de informação acerca dos referidos pontos de interesse num espaço acessível ao turista, pelo que os mesmos se encontram hoje devidamente sinalizados com uma breve descrição daquilo que se está a visitar.

Nas três freguesias do concelho, Assunção, Esperança e Mosteiros, é possível encontrar um vasto conjunto de monumentos de inigualável riqueza, que preservam a história da região. Mas é a hospitalidade das suas gentes, que tão bem sabem receber, que faz de Arronches uma terra única, que merece uma dedicada visita.