: Mais Magazine:: Comentários: 0
Chef Marco Costa

O nome “Harmonia” transmite a perfeita relação e simbiose da qualidade da cozinha tradicional portuguesa com a seleção criteriosa dos seus melhores vinhos. Afirmando-se como um restaurante típico português que tem como tema central o vinho, o Harmonia é um dos mais promissores restaurantes de Lisboa. Criado pelas mãos de Marco Costa, que cresceu literalmente entre tachos e panelas, este espaço veio fazer as delícias dos amantes da boa gastronomia, trazer uma nova vida à cidade e muitas surpresas.

Quem passa pelo número três da Rua Actor Isidoro não fica indiferente à montra do Harmonia. Mas, por detrás deste espaço, há toda uma história que começou pelas mãos dos pais de Marco Costa. Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor este projeto e o que esteve por detrás da sua criação.

Bom, para chegarmos aqui, à Rua Actor Isidoro, temos que recuar aos já longínquos anos 70, quando o meu pai e os meus tios vieram de Masgalos (distrito de Viseu) para Lisboa à procura de novas oportunidades de vida. Foi pelas mãos deles, a que mais tarde se juntariam mulheres e maridos de uns e de outros, que em março de 1977 nasceu o “Harmonia das Beiras”, um restaurante com um conceito familiar e acolhedor que pretendia servir boa comida num espaço acolhedor. O nome foi ficando conhecido na cidade, os clientes viraram amigos e o restaurante foi um sucesso e esteve aberto até 2009. Foi nesse espaço que cresci, entre tachos, e onde tudo começou para mim muito antes de ir para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde me formei em 2004. Em 2011 acabei por abrir um outro projeto com um dos sócios dos meus pais, o “Zé do Cozido”. Foi um espaço onde desenvolvemos técnicas, apurámos os gostos e evoluímos nas formas de servir e estar. Acontece que o espaço que tínhamos tornou-se demasiado pequeno para todos os que nos procuravam e assim, o passo natural foi crescer e acabámos aqui, no Bairro dos Atores. Assim nasceu o Harmonia, que homenageia as minhas raízes e no fundo os meus pais e mentores, ao mesmo tempo que nos permitiu crescer, receber mais amigos e expandir.

O Harmonia surge com um conceito diferente dos formatos anteriores, mas mantendo o ambiente familiar e comida tradicional, demonstrando que a cozinha portuguesa de qualidade também pode ter “empratamentos” minuciosos, com requinte e bom gosto. Faltava um espaço assim em Lisboa?

Não sei se a questão passa por faltar um espaço assim em Lisboa. A cidade tem muitos e bons restaurantes e ótimos espaços e conceitos. A nós faltava-nos espaço sim, e este revelou-se o ideal para o nosso crescimento e evolução. Talvez o mais correto fosse dizer que aqui no bairro onde estamos inseridos faltava um espaço assim e quase três anos volvidos depois da abertura aqui, a aposta não podia ter sido a melhor e mais acertada. Não só o espaço é maior e mais amplo como nos permite ter mais oferta, poder criar mais e melhor e servir de uma forma mais diferenciada.

O Harmonia é um dos mais promissores restaurantes de Lisboa, vocacionado para servir refeições diárias, refeições de negócios, refeições românticas, assim como para servir refeições festivas, eventos e grupos. Para além disso, as carnes maturadas também dão um brilho especial à carta. Que experiência gastronómica aconselharia aos nossos leitores e quais os pratos com maior procura?

Bom, já referiu as carnes maturadas que por si só são uma experiência gastronómica incrível. Nós apostamos na qualidade elevada dos nossos produtos e por isso as experiências podem ser variadas e ótimas, quer se opte pela carne, pelo peixe fresco que temos todos os dias, quer por pratos com um cunho mais tradicional ou os mais arrojados. É difícil escolher, além de que sou altamente suspeito! Há vários pratos com muita procura, mas um dos nossos ex-libris da semana é, sem dúvida, o Cozido à Portuguesa que esgota invariavelmente todas as quintas-feiras.

Afirmando-se como um restaurante típico português, que tem como tema central o vinho, o Harmonia destaca-se pela vasta carta de vinhos de extrema qualidade, com referências de norte a sul do país e ainda uma marca própria: o vinho Harmonia, da região do Alentejo. No Harmonia os vinhos são um importante elemento de uma experiência gastronómica plena e equilibrada?

O vinho e as experiências que daí decorrem são um tema central no Harmonia. É de resto um elemento fundamental na conceção arquitetónica e estética do espaço que nos remete para as vinhas e adegas. Aqui queremos que a vivência à mesa seja memorável em todos os sentidos e o vinho desempenha um papel crucial. A escolha cuidada dos vinhos que fazem parte da nossa carta, adequados aos pratos que servimos, ao cuidado do serviço de mesa que privilegia as escolhas em função do momento ou do prato escolhido, tudo isso faz parte do que é viver em “Harmonia”.

E porque falar do Harmonia é falar de empreendedorismo e sucesso, as novidades não pararam com a abertura do primeiro espaço. O Suite Meats surgiu para oferecer uma nova experiência gastronómica. Fale-nos um pouco mais sobre este projeto.

O Suite Meats é um novo projeto do Grupo Harmonia e está inserido no WC Beautique Hotels. A nossa equipa é responsável por várias valências: pequenos-almoços, restaurante, bar e room service. Está vocacionado para ser um serviço de excelência para os hóspedes do hotel, mas não exclusivamente para eles. É também um espaço aberto ao público que pode usufruir das refeições ou do bar numa das principais avenidas da cidade. É um projeto muito recente e terá muitas novidades ao longo do ano 2022, quer na implementação do conceito, quer na experiência gastronómica de quem nos procura. Ideal para momentos em família ou com amigos, para refeições ou cocktails ao final da tarde. Tem um ambiente descontraído mas ao mesmo tempo sofisticado, com um serviço irrepreensível, em pleno coração da cidade de Lisboa. Tem uma decoração ousada, jovem e irreverente como pretendemos que o sejam as nossas propostas à mesa.

Harmonia

Com portas abertas ao público desde outubro, que balanço faz desta aposta?

O balanço é claramente positivo. É bastante exigente já que assumimos também o room service que implica uma disponibilidade das equipas muito além do que é o funcionamento de um restaurante normal. Acreditamos que ainda há muito espaço para evoluir até porque por um lado o turismo ainda está a regressar timidamente à cidade e, por outro, os portugueses não têm muito o hábito de se deslocarem a restaurantes de hotel para as suas refeições e/ou pequenos-almoços. Há uma curiosidade óbvia para perceber, até por parte dos nossos clientes habituais do Harmonia, o que estamos a fazer noutros pontos da cidade e em contextos tão diferenciados. Pretendemos que o nosso posicionamento enquanto grupo seja oferecer experiências distintas em cada um dos espaços e é nesse sentido que estamos a apostar. Apesar de alguma proximidade geográfica o público-alvo de cada um deles é claramente diferente.

Depois da abertura do Suite Meats no WC Beautique Hotels, o Harmonia Restaurante junta-se agora ao Madalena By The Beautique Hotels para elevar a experiência gastronómica com o Donna Harmonia. O que podemos esperar deste espaço?

É um desafio incrível! É outro universo estético totalmente distinto e um público-alvo diferente dos outros dois. Claramente a apelar para um imaginário feminino e muito sofisticado, até a piscar o olho a um ambiente muito “Sexo e a Cidade”. Além de que tem uma localização soberba na baixa da cidade. Também neste espaço somos os responsáveis pelos pequenos-almoços, restaurante, bar e room service. Remete-nos para um universo mais feminino, com requinte, mais romântico e ao mesmo tempo extravagante e que nos permite diversificar a oferta e explorar outros
sabores e sermos mais disruptivos. Abrimos o restaurante em soft opening para os jantares, já depois de termos começado com os pequenos-almoços, bar e room service e estamos a preparar o lançamento “oficial” para o primeiro trimestre de 2022. É um espaço surpreendente do ponto de vista estético e é, e será, também do ponto de vista gastronómico!