: Mais Magazine:: Comentários: 0

Para dar continuidade a este propósito, a EPAL lançou cinco projetos inovadores que reforçam a relação da marca com todos os clientes e consumidores: a Coleção “Aqui Bebo Água da Torneira”, os “Bebedouros de Lisboa”; o “Jarro GOTA”, a Coleção “Fill Forever Fauna” e a Coleção “Chávenas de Café – Bicas com História”.

A Coleção “Aqui Bebo Água da Torneira” é um projeto desenhado em parceria com a Zomato em prol da economia circular e da promoção de boas práticas ambientais. Este projeto, desafia os restaurantes de Lisboa a disponibilizarem água da torneira aos seus clientes, sensibilizando para um consumo mais sustentável e para a redução da utilização de garrafas de plástico de uso único. Este projeto inovador arrancou em 2020, antes da legislação que hoje exige a toda a restauração a disponibilização da água da torneira aos seus clientes. Este projeto conta com um conjunto de mais de 30 restaurantes que se uniram à EPAL e à Zomato para a adoção de hábitos e comportamentos mais verdes, capitalizando a atenção dos consumidores sobre estes estabelecimentos, posicionando-os como sustentáveis e amigos do ambiente. São também parceiros deste projeto a Câmara Municipal de Lisboa, o Turismo de Portugal, a ZERO e a Lisboa E-Nova“.

Bebedouros de Lisboa” é uma iniciativa que nasceu no ano em que Lisboa recebeu o galardão de Capital Verde Europeia 2020, tendo em vista dotar a cidade de uma rede de 200 bebedouros mais modernos e inclusivos. Estes equipamentos urbanos para instalação exterior reúnem três funções: a do bebedouro tradicional, a do dispensador de água que permite fazer refill de garrafas pessoais reutilizáveis e um bebedouro para animais.

Na senda de uma cidade cada vez mais sustentável e amiga do ambiente, os “Bebedouros de Lisboa” proporcionam a todos os lisboetas e demais visitantes, nacionais e estrangeiros, o livre acesso ao consumo da excelente água da rede pública, de forma gratuita, higiénica e facilitada podendo qualquer bebedouro ser localizado, através da app H2O Quality, onde também é possível consultar a qualidade da água em qualquer ponto da cidade. Esta aplicação da EPAL permitiu que Lisboa fosse nomeada a primeira capital do mundo onde é possível saber a qualidade da água, de uma forma fácil e rápida, utilizando apenas o telemóvel.

“Jarro GOTA” resulta de uma parceria entre a EPAL e a Bordallo Pinheiro, duas emblemáticas e centenárias empresas na mesa dos portugueses, há mais de um século. Trata-se de um jarro de mesa que tem, precisamente, a forma de uma gota de água, e é inspirado no universo da Bordallo Pinheiro, nas cores vibrantes e nos relevos que tanto caracterizam a identidade da marca. Depois do sucesso do Jarro Gota Original (verde), temos sete novas cores para acolher a melhor água. Quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar, acontece um fenómeno que todos conhecemos como arco-íris. Embora não sejam as suas cores reais e não sejam sete, mas sim oito, os novos Jarros Gota personalizam este encontro entre a água e o sol. Os Gota Cores representam ainda a ideia de diversidade e inclusão, usando algo da natureza para representar questões de direitos humanos. Os jarros Gota azul, amarelo, laranja, encarnado, rosa, branco e preto dão cor à sua vida, à sua mesa, e acolhem a água mais sustentável, a da torneira. Mais do que uma nova forma de colocar este recurso precioso no centro da mesa, o jarro GOTA, peça exclusiva, simboliza a presença que a EPAL tem em todos os momentos da vida.

Coleção “Fill Forever Fauna” – A garrafa Fill Forever, originalmente em PET, surge agora numa edição em vidro, 100 por cento nacional e eternamente reciclável, que mantém a imagem que a acompanha, desde o seu nascimento. A Fill Forever é uma garrafa 100 por cento nacional, inovadora, elegante, discreta, sofisticada, reutilizável, ecológica e funcional na sua utilização, concebida para receber e transportar a água da torneira. Todos os pormenores do seu design tiveram em conta a otimização da quantidade de material e energia utilizados na sua produção. A nova coleção “Fill Forever Fauna”, recentemente lançada, reúne um conjunto de 20 animais que pertencem a diferentes ecossistemas e alertam para a proteção da biodiversidade, da causa animal e do respeito por todas as espécies do nosso Planeta.

Coleção “Chávenas de Café – Bicas com História” integra quatro chávenas de café que representam os núcleos do Museu da Água da EPAL e coloca em destaque as duas bebidas mais consumidas no mundo, água e café, lançando o convite para conhecer a história e o património da Água. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água que ocupa o primeiro lugar. Esta coleção resulta de uma parceria entre a EPAL e a Vista Alegre, duas marcas intimamente associadas à História e à vida cultural portuguesa. A simbiose perfeita entre o café e a história da água na cidade de Lisboa. Sensibilizar e promover as boas práticas rumo à sustentabilidade ambiental são princípios que orientam as iniciativas da EPAL dirigidas à comunidade com o objetivo de evidenciar o Valor da Água e o seu papel verdadeiramente essencial na vida de todos nós. A EPAL conta com todos para fazermos este caminho lado a lado.