Tereza Porém Design traduz-se na excelente notoriedade adquirida, através do foco na relação próxima com os clientes, na qualidade do trabalho e do mobiliário e a experiência ganha ao longo dos anos.
Há 40 anos não era fácil uma mulher se destacar na área dos negócios, mas Tereza Porém pode ser descrita como uma mulher de garra que enfrentou essas adversidades da vida e criou o seu próprio negócio – Tereza Porém Interior Design.“ Além de já ter um gosto especial pela área, na altura em que surgiu esta oportunidade” Tereza Porém percebeu “que havia uma lacuna no mercado nacional neste ramo, quando comparado com o panorama internacional, nomeadamente em Espanha, França ou até mesmo no Brasil”. Neste contexto, apesar de ter aberto negócio sozinha, mais tarde, devido ao crescimento da empresa, Tereza Porém convidou a sua filha, Vera, para fazer parte deste projeto, tornando-se imprescindível no quotidiano da empresa. A Vera acabou mesmo por se tornar fundamental no sucesso da Tereza Porém Design.
Atualmente, toda a equipa da empresa tem como principais linhas de ação o design de interiores, a decoração e a remodelação de espaços residenciais, empresariais ou comerciais. Em todos estes projetos, é possível encontrar uma relação de conformidade entre a estética, a funcionalidade, o equilíbrio e o gosto, estilo e personalidade de cada cliente. Guiados pela otimização do espaço disponível, equilíbrio entre o desejado, o prático e o útil, Tereza Porém ainda valoriza peças existentes.
A vinda da pandemia da covid-19 veio fortalecer essa valorização das peças existentes, pois houve um aumento na ligação entre a casa e as pessoas. “Quanto mais valor se dá à casa, maior é a relação emocional e afetiva que se estabelece entre as pessoas e as peças existentes, seja por terem sido herdadas, por terem feito parte de momentos especiais, ou por serem colecionáveis. Creio que o papel de uma decoradora é precisamente este, conseguir chegar ao cliente, ao seu gosto. Por vezes uma mera opinião, uma mudança de disposição das peças que já faziam parte da casa ou um apontamento são o suficiente para dar um ‘toque’ de decoradora e deixar o cliente satisfeito”, destaca Tereza Porém.
Um futuro mais verde
“Focamo-nos essencialmente na qualidade dos materiais utilizados no desenvolvimento da peça e na credibilidade das próprias marcas e designers com quem trabalhamos, tendo sempre em conta a relação qualidade preço, de modo a satisfazer as necessidades individuais de cada cliente”, afirma Tereza Porém. Tendo em consideração as tendências para o próximo ano, Tereza Porém perspetiva ver o desenvolvimento de peças que marquem um estilo de vida “mais sustentável e ecológico”, fruto do tema – Natureza. “À luz do que está a ser desenvolvido pelas grandes marcas de mobiliário e decoração, iremos apostar em madeiras naturais, tons terra, dourados, linhos, palhinhas, etc. Claro que tudo isto pode ser aplicado a diferentes estilos, como o clássico, o moderno, o rústico, o shabby chic… Poderá encontrar tudo isto na nossa loja”, acrescenta Tereza Porém.
Sobre perspetivas para o futuro, Tereza Porém conta que hoje em dia, a marca é “uma empresa sólida, com um crescimento sustentável e com clientes em Portugal, Espanha, Angola e Brasil. Temo-nos conseguido posicionar no mercado e criar uma marca forte dentro da nossa dimensão. Fomos sempre melhorando o nosso espaço e o nosso profissionalismo, tudo isto alicerçado em muito trabalho e dedicação. Como boa portuguesa que sou, apesar de olhar com esperança para o futuro, sinto também uma certa apreensão relativamente à falta de incentivos dados pelo Estado às PME. A alta carga fiscal tem prejudicado o crescimento e a competitividade das empresas portuguesas e a nossa não é exceção”.