: Mais Magazine:: Comentários: 0

As Sócias da By Heart, Ana Valente e Sara Afonso, são duas mulheres empreendedoras que se destacam pela cumplicidade mútua, pela vontade de desafios, pelo profissionalismo, pela ambição e pela vontade de querer saber mais.

A By Heart – Architecture & Interior Design nasce, naturalmente, da vontade e da paixão de duas mulheres empreendedoras, profissionais comprometidas com a arquitetura e o design de interiores, unidas pela cumplicidade, empatia e o gosto de enfrentar e vencer novos desafios. Desde o primeiro momento em que se conheceram que a empatia e a sintonia do olhar estético e prático do processo decorativo foram imediatas. “É engraçado perceber que, mesmo sem falarmos, chegamos a entendimentos e propostas iguais” – afirma Sara Afonso. “É verdade, desde o início, quando mal nos conhecíamos, a sintonia já era perfeita” – acrescenta Ana Valente. A By Heart resulta dessa criação conjunta.

A loja “para além do sofá, da almofada e da jarra”

A loja da By Heart é mais do que o sofá, a almofada, ou a jarra. Aqui encontra pavimentos, tintas, azulejos, bem como outros componentes importantes na construção do espaço interior, e uma equipa técnica e profissional pronta para ajudar e guiar o Cliente nas suas escolhas, oferecendo um serviço diferenciado, com preocupação pelo detalhe, dedicado e personalizado a cada situação e espaço. Outro fator e característica diferenciadora, e que garante o sucesso da By Heart, são a capacidade de compreender os desejos e conhecer os gostos e sensibilidades dos Clientes, fazendo um caminho comum com o objetivo de superar o resultado desejado e sonhado pelo Cliente. A grande diversidade de nacionalidades dos Clientes acrescenta o desafio de outras culturas e tradições.

O episódio que lhes tocou o coração

A este propósito, contam-nos a história de um Cliente cujo projeto de arquitetura e gestão da obra a Sara lidera, desde 2019, e decorreu em plena pandemia, enfrentando os desafios colocados pelo zoom … “ver e escolher texturas e cores através de um ecrã, a milhares de quilómetros de distância, é um desafio e uma aventura” – revela Ana Valente. Em Maio, quando foi possível viajar, o casal veio a Portugal visitar a obra, questionámo-nos sobre a opção de pintar a lareira de azul. No entanto, preparámos várias amostras, para que o Cliente pudesse ver in loco outras opções e decidir – conta Ana Valente. Chegado o momento, a resposta foi uma enorme gargalhada. A Sara ganhou! – afirmou o casal. Tinham concordado durante a viagem em não aceitar o azul e estavam determinados em rejeitar a escolha proposta pela Sara. Esta história é para a Ana Valente e a Sara Afonso marcante, porque revela a ligação estreita e significante que partilham com os seus Clientes e reafirma a convicção de que não basta conhecer e compreender os espaços, o importante são sempre as pessoas, a sua história e sonhos. A By Heart está no mercado para traduzir e criar esses espaços de conforto e bem-estar de forma estética e funcional. A pandemia da COVID-19 levou as pessoas a olhar mais para a sua casa e a dar-lhe outra atenção, admite Ana Valente, que reconhece haver um aumento de procura, no que diz respeito a “refazer toda a casa”. Sobre objetivos para o futuro, Sara Afonso diz não querer “abrir já todo o leque de sonhos”, mas antecipa que será um inverno “muito quente” acompanhado de noites de jazz, convidados e inaugurações, onde se prima o conhecimento de produtos nacionais e muitas novidades. A criação de novos espaços By Heart é outro dos objetivos.

Quem são as sócias da By Heart?

Ana Valente, licenciou-se em Arquiteta de Interiores, apaixonada pela arte e o desejo de saber, fez “uma passagem obrigatória pela Fundação Ricardo Espírito Santo” – afirma. Após a licenciatura e o Curso de conservação e restauro, partiu para Barcelona onde continuou os estudos e trabalhou durante alguns anos. Em 2013 criou a Pó de Madeira disponibilizando um serviço personalizado de decoração e remodelação de interiores. A necessidade constante de aprender e a vontade de conhecer os materiais e as técnicas mais inovadoras têm permitido responder com sucesso a desafios em áreas tão diferenciadas como a hotelaria, os empreendimentos turísticos ou a habitação particular.

Sara Afonso, licenciou-se em Arquitetura em Bruxelas, e em pintura na Escola de Belas Artes, tendo o gosto pela lei – como a própria afirma –, levado ao mestrado em Direito do Urbanismo, em Coimbra. Em 2017 cria, com o seu marido João Resende, o Atelier Something Imaginary com a missão de concretizar com excelência e inovação os sonhos dos seus clientes. A aposta em projetos de chave na mão, resulta da procura dos seus Clientes, que ao longo do processo, aprenderam a confiar nas escolhas e nas propostas apresentadas, exigindo uma oferta mais alargada e dedicada. A By Heart nasce naturalmente da necessidade de dar uma resposta mais completa e inovadora.