Quatro dos 50 melhores mestrados em finanças do mundo são lecionados por universidades portuguesas. Segundo a lista publicada pelo Financial Times, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o ISEG e o Iscte integram o ranking construído a partir de mais de duas dezenas de indicadores, que incluem a progressão salarial e de carreira dos seus estudantes, a empregabilidade, o custo dos cursos, a diversidade de nacionalidades no quadro de professores, a possibilidade de interação com outras universidades, a percentagem de mulheres no corpo docente e na gestão da faculdade, entre outros.
A Nova School of Business and Economics (Escola de Negócios e Economia da Universidade Nova de Lisboa) é a primeira a surgir na lista, ocupando o 11.º lugar. Em 21.º lugar aparece a Católica Lisbon School of Business and Economics (faculdade da Universidade Católica Portuguesa). Segue-se ainda o ISEG, que surge em 23.º lugar, e o Iscte, em 45.º lugar.
Para além disso, no que toca à empregabilidade três meses após o curso, a Universidade Nova de Lisboa e o ISEG situam-se nos 100%.