: Mais Magazine:: Comentários: 0

Uma das celebrações mais antigas da cidade de Tomar, a Festa dos Tabuleiros, já está inscrita no inventário nacional de Património Cultural Imaterial.  O pedido para integração no Património Cultural Imaterial nacional já tinha sido feito em  Julho de 2019, sustentado pelo facto de esta ser “uma festa única no país e no mundo”, ser “do povo, feita pelo povo e para o povo” como referiu, na altura, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas.

Esta inscrição dá agora início a uma nova fase, a de preparação de uma candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Com vários séculos de existência, a Festa dos Tabuleiros é das mais antigas e grandiosas do país. Crê-se que a sua origem esteja associada ao culto do Espírito Santo e ao chamado “milagre das rosas” da rainha Santa Isabel. Com raízes que remontam ao século XVII, a tradição chegou até aos nossos dias, perpetuando a fé e as práticas sociais e culturais deste povo. A Festa dos Tabuleiros realiza-se a cada quatro anos. Este ano, a tradição voltará a cumprir-se de 1 a 10 de julho.