O Centro Educação Integral (CEI) é um estabelecimento de ensino particular que faz parte da história do ensino sanjoanense há 30 anos. Uma instituição de referência nacional, alicerçada na qualidade das práticas educativas, que assume a nobre missão de formar integralmente os seus alunos, preparando-os para um futuro onde se possam afirmar agentes ativos e participativos na sociedade, como nos explica o Diretor, Joaquim Valente.
“O nosso colégio é um projeto familiar, fundado pela nossa família – eu, a minha esposa e os nossos quatro filhos, e também pelas famílias dos docentes, funcionários e alunos que sempre contribuíram para o seu crescimento e sustentabilidade”, começa por explicar Joaquim Valente sobre a génese do projeto. Começou apenas com algumas salas de pré-escolar num edifício residencial, mas rapidamente a credibilidade do projeto deu garantias para avançar para infraestruturas próprias, capazes de sustentar o projeto que sempre lhe esteve subjacente: O Centro de Educação Integral. Com novas infraestruturas, necessárias para alcançar a tão desejada educação personalizada e integral, o CEI abriu portas em setembro de 1992. Hoje, disponibiliza às famílias uma oferta educativa desde a creche (através da parceria com a IPSS – Associação de Apoio à Educação) até ao final do ensino secundário, com cursos científico-humanísticos e cursos profissionais.
Oferta educativa centrada no aluno
O CEI aposta em práticas educativas centradas nos alunos e que atendem aos interesses, necessidades e ritmos individuais de aprendizagem de cada um. “Temos uma grande responsabilidade não só em transmitir conhecimento, mas acima de tudo em formar pessoas que sejam ativas numa sociedade aberta e democrática. Consideramos que tal só é possível, colocando o aluno no centro da sua aprendizagem”, afirma Joaquim Valente que não esquece ainda de mencionar a forte aposta do colégio na promoção da valorização pessoal e cidadã da comunidade escolar: “procuramos desenvolver uma escola de valores e ambiente familiar, sustentada numa equipa pedagógica estável. Autonomia, resiliência, sentido crítico e tolerância são alguns dos valores que promovemos diariamente”.
O fomento da relação da família com a escola e a organização de encontros e debates sobre problemas inerentes à educação, têm sido algumas das facetas mais marcantes do colégio, que aposta numa relação de proximidade com os encarregados de educação. “Somos um colégio aberto em que as famílias são convidadas a entrar nos nossos espaços e a acompanharem as atividades dos seus filhos sempre que quiserem. Consideramos essencial que as famílias sejam parceiras do colégio e estejam informadas da evolução dos seus filhos”, esclarece.
Metodologias inovadoras
Tendo como missão o desenvolvimento integral de cada um dos seus alunos, o CEI vem apostando em metodologias que lhe permitem melhorar a implementação desta missão. “Consideramos que a maior inovação está em colocar o aluno no centro da sua aprendizagem e vê-lo como um membro ativo do processo.
Procuramos que os nossos alunos aprendam a aprender, desenvolvam novas capacidades e tenham gosto em perceber o que se passa à sua volta, não só agora, mas que o façam durante toda a sua vida, pois só assim estarão preparados para um futuro que é ainda desconhecido”. Uma inovação que se estende ao ambicioso Plano de Atividades do colégio que contempla projetos pedagógicos inovadores, como nos explica o diretor: “Os projetos mais inovadores surgem quando nos envolvemos na comunidade e no que se passa à nossa volta”.
É esta visão inovadora que permite aos alunos a oportunidade de contactar diretamente com o mercado de trabalho durante a GAP WEEK, participar em Projetos Erasmus, em competições, momentos de reflexão, debates e até em dias dedicados ao desporto e à saúde. “Somos uma escola para a vida. O nosso maior objetivo é contribuir para a formação de pessoas felizes e fazemos isso com uma equipa pedagógica que alia a experiência à vontade de inovar para melhor responder aos desafios atuais e futuros”.