: 1 de Agosto, 2025 Redação:: Comentários: 0

O tecido empresarial português é constituído, na sua esmagadora maioria, por micro, pequenas e médias empresas. Estas, particularmente as mi-cro e pequenas empresas, não dispõem de quadros técnicos na sua estrutura que lhes permitam dar cumprimento às suas, e muitas são, obrigações legais e orientá-los nos seus negócios, com vista a alcançar uma maior rentabilidade e produtividade.

Face às suas deficientes estruturas de apoio, os empresários contratam esses serviços com as empresas de contabilidade. Estas têm, por imposição legal, como responsável técnico um Contabilista Certificado, dispondo de um corpo técnico capacitado para o apoio às empresas.

Assim, as empresas de contabilidade, dirigidas e orientadas por Contabilistas Certificados, são os pilares do tecido empresarial português, seja no enquadramento e cumprimento das obrigações legais de carácter declarativo, algumas delas desnecessárias por repetitivas, seja na orientação para o negócio.

Os Contabilistas Certificados, apoiados na estrutura das empresas de Contabilidade em que se inserem, são, assim, os conselheiros privilegiados dos empresários. São as pessoas em quem estes confiam, a quem confidenciam as suas vidas, não só no âmbito empresarial, como também, muitas vezes, em termos pessoais e familiares.

Assim, os Contabilistas Certificados são as pessoas melhor conhecedoras dos problemas dos empresários e, por isso, melhor capacitadas para lhes prestarem o necessário e adequado apoio e orientação nos negócios, seja na sua estruturação, seja nos investimentos, com vista à maior racionalidade e rentabilidade da atividade empresarial. Sem eles, o tecido empresarial não seria o mesmo. O incumprimento, nomeadamente fiscal e parafiscal, seria elevado e a rentabilidade dos negócios não seria a mesma, o que implicaria menor sustentabilidade das empresas, menores lucros, menores investimentos e, consequentemente, uma menor arrecadação fiscal.

As funções dos Contabilistas Certificados e os serviços prestados pelas empresas de contabilidade são, hoje, necessários e fundamentais para as empresas. Os Contabilistas Certificados não são apenas meros técnicos, muitas vezes, conotados com o cumprimento fiscal, mas cada vez mais têm vindo a assumir a função de consultores privilegiados e essenciais das empresas.

A APECA, enquanto associação empresarial representativa, a nível nacional, das empresas de contabilidade, ao longo da sua história de 37 anos, muito tem contribuído para apoiar e reforçar a formação e informação dos quadros técnicos das empresas de contabilidade, particularmente dos contabilistas certificados, contribuindo para um melhor e mais eficiente contributo ao tecido empresarial português.

Sem as empresas de contabilidade e os Contabilistas Certificados ao seu serviço, as empresas e a economia nacional teriam, por certo, um rosto mais pálido e impreciso. Pena é que algumas franjas do tecido empresarial e os próprios serviços públicos, a quem os Contabilistas Certificados fornecem, informaticamente, todos os elementos necessários ao trabalho que desenvolvem, o que antes lhes competia, nem sempre reconheçam o valioso e imprescindível trabalho das empresas de contabilidade e dos Contabilistas Certificados, invocando-o apenas quando o mesmo é notoriamente reconhecido pela sociedade e, particularmente, pelo tecido empresarial, como sucedeu no ainda recente período da pandemia.

A história futura será, assim o esperamos, o júri isento do valioso préstimo das empresas de contabilidade e dos Contabilistas Certificados.

Paula Santos, Presidente da Direção da APECA