: 21 de Fevereiro, 2025 Redação:: Comentários: 0

Da cidade berço para o mundo, é o caminho trilhado pela Sampedro no decorrer dos seus mais de 100 anos de atividade. Fundada em 1921, é a mais antiga empresa de têxteis-lar em Portugal, sendo atualmente líder internacional e uma das poucas empresas verticais no país, abrangendo todas as fases do processo produtivo, desde o fio até ao produto final.

Com origem na cidade de Guimarães, numa época em que o setor dos têxteis começava a ganhar fôlego naquela região, a Sampedro é uma empresa familiar que surgiu de um sonho audacioso que levou os três fundadores – os irmãos Eduardo e Álvaro Machado e o comerciante Luís Eugénio Braga – a arriscar e investir no mundo da indústria têxtil. A tradição que marcou o início da empresa, focada na produção de tecidos de linho para lençóis e atoalhados, continua profundamente enraizada na sua cultura. Com o passar dos anos, a Sampedro diversificou a sua oferta, integrando produtos em algodão, poliéster/algodão e felpos. Foi pioneira em Portugal ao introduzir pano de lençol com padrões de xadrez, riscas e estampados, que rapidamente conquistaram o mercado. Este sucesso, aliado ao lançamento de outras linhas inovadoras, garantiu à marca um reconhecimento que perdura até hoje.

Atualmente, a marca 100% portuguesa é representada por um membro da família, Simão Gomes, presidente do Conselho de Administração. Para além da qualidade dos seus tecidos e das linhas inovadoras dos mesmos, a Sampedro destaca-se precisamente pela sua longevidade, tal como afirma o CEO da empresa vimaranense. “Um orgulho desmedido pelo que construímos. São 100 anos de histórias e de estórias de muitas gentes, marcados por obstáculos e desafios que nos prepararam para o que somos hoje. Somos uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, pela seriedade, transparência e credibilidade na condução do negócio. E, o mais importante de tudo, somos uma empresa que cria e valoriza o emprego”.

Hoje, reconhecida a nível nacional e internacional pela qualidade dos seus produtos e pela seriedade, transparência e credibilidade na condução dos negócios, a Sampedro tem uma presença muito forte no mercado externo. Neste momento, a empresa exporta grande parte da sua produção para 33 países, sendo que mais de 90% têm como destino o Reino Unido, EUA, Suíça, Espanha, Itália, Suécia e Holanda. Simão Gomes acrescenta ainda que são “uma empresa que gera negócio e riqueza para o país, que privilegia o pequeno cliente e a venda personalizada em detrimento da venda em massa”.

A Sampedro desenvolve as suas coleções com base nas tendências de cada estação e num conhecimento aprofundado do estilo dos seus clientes mais relevantes. Desde sempre, reconheceu o papel fundamental do design como fator estratégico e competitivo. Paralelamente, mantém um compromisso firme com a qualidade, investindo continuamente em processos produtivos modernos e em controlos rigorosos, assegurando que cada produto corresponda aos mais elevados padrões de exigência. Neste sentido, as várias premiações que a empresa tem arrecadado ao longo das décadas é o testemunho vivo da qualidade do trabalho desenvolvido, destacando-se o estatuto de PME Líder (desde 2008), a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISSO 9001:2015, a certificação GOTS (Global Organic Textile), bem como o facto de serem membros de organizações internacionais de responsabilidade social/ambiental como a SMETA (Sedex Members Ethical Trade) e a BCI (Better Cotton Initiative).

Sempre atenta às preocupações ambientais, a Sampedro encerra em 2025 um investimento que permitiu à empresa reduzir a pegada carbónica em 60%, através da aquisição de uma caldeira de biomassa e de sistemas de recuperação de energia térmica na tinturaria e nos acabamentos. Até ao final de 2025 prevê-se também o aumento do parque solar, de forma a cobrir 25% das necessidades elétricas atuais. A Sampedro tem vindo a implementar uma série de medidas, tais como a obtenção da certificação internacional Oeko-tex Standard 100, um sistema de certificação para matérias-primas e produtos do setor têxtil, cujo objetivo é alcançar produtos isentos de substâncias nocivas para a saúde humana. A empresa tem ainda apostado em fibras eco-friendly nas suas coleções, introduzindo matérias-primas sustentáveis como cânhamo, estopa, lyocell e bambu. Para além disso, aumentou a produção de linho em mais de 47%, sendo esta a fibra mais ecológica de todas. No âmbito do processo produtivo e comercial, a Sampedro aposta na finalização da última fase de investimento no parque produtivo, na construção de um armazém logístico, na renovação de algumas infraestruturas, na digitalização do chão de fábrica e, paralelamente, na procura de mercados para os produtos de valor acrescentado e na dinamização de um estudo com vista à venda direta ao público com marca própria a criar.

Com cento e quatro anos de história, o balanço é extremamente positivo. Ao longo de quatro gerações, a empresa de Guimarães soube manter-se forte e bem organizada. O futuro permanece como uma página por escrever, onde a Sampedro ambiciona continuar a traçar uma trajetória de sucesso, preparada para enfrentar mais um século na liderança da indústria têxtil. Como concluiu o seu CEO, “uma grande família a trabalhar arduamente para mais 100 anos de sucesso!”