O Algarve é reconhecido mundialmente como um dos principais destinos turísticos de Portugal, atraindo milhões de visitantes anualmente. As suas praias deslumbrantes, clima ameno durante todo o ano e infraestruturas hoteleiras de alta qualidade, como resorts e campos de golfe, fazem da região um ponto de atração turística no mundo.
O Algarve é frequentemente destacado em rankings e premiações internacionais de turismo, consolidando a sua posição no mapa global como um destino de excelência. A sua história e cultura é refletida na influência de várias civilizações ao longo dos séculos. A preservação de monumentos históricos, como os castelos de Silves e Tavira em destaque, bem como os seus festivais tradicionais e a gastronomia única, promovem um entendimento mais profundo das heranças culturais europeias e mouriscas
Nos últimos anos, o Algarve tem se destacado por suas iniciativas de conservação ambiental e promoção do turismo sustentável. Projetos para proteger a biodiversidade marinha e terrestre, bem como a implementação de práticas turísticas responsáveis, colocam a região na vanguarda do turismo ecológico. Estas iniciativas são reconhecidas e apoiadas por organizações internacionais, fazendo do Algarve um exemplo a ser seguido em termos de sustentabilidade não sendo apenas como um destino turístico, mas também como um local de inovação e desenvolvimento económico.
A gastronomia é um misto de sabores mediterrâneos, com uma forte ênfase nos seus produtos frescos vindos do mar e da terra, como a famosa Cataplana de Marisco, as Sardinhas Assadas acompanhadas por uma bela salada à montanheira, o Arroz de Marisco feito em tacho de barro, o Polvo à Lagareiro cozido e depois assado com batatas, nas suas doces sobremesas, o Dom Rodrigo feito de fios de ovos, amêndoas e açúcar e Queijo de Figo seco. Nas bebidas os vinhos que também já vão tendo destaque no mercado, e o doce Licor de Amêndoa Amarga e o forte Medronho, destilado e feito a partir do fruto do medronheiro nascido na nossa serra algarvia. Deixando a sugestão do famoso “Festival do Marisco”, que se realiza já no próximo mês de agosto em Olhão, a minha terra natal.
Juntando o clima favorável e os fantásticos resorts, nasce o lazer no Golfe, no qual a região abriga mais de 40 campos de golfe, muitos dos quais projetados por arquitetos renomados internacionalmente, como Sir Henry Cotton, Arnold Palmer e Jack Nicklaus. Destaque ainda para o Autódromo Internacional do Algarve que veio projetar o desenvolvimento do automobilismo em Portugal, atraindo não só competições de alto nível, mas também turistas e entusiastas de corridas de todo o mundo, há a destacar as provas de Fórmula 1 e MotoGP.
A região é perfeita para quem procura sol, mar e paisagens naturais deslumbrantes, com uma combinação de praias de dunas douradas e águas claras e ilhas tranquilas para todos os gostos. Com pores do sol fascinantes e únicos, em pontos estratégicos, são propícios para as suas grandes e famosas “sunsets”, pelas suas praias e “rooftops” é uma experiência mágica, combinando vistas deslumbrantes e ambientes sofisticados.
Já agora no próximo mês de agosto para quem estiver pelo Algarve pode ir à maior Sunset do Algarve na presença do DJ mais reconhecido e influente de Portugal “Pete Tha Zouk”, também ele algarvio.
Fincando aqui um pouco de mim, não poderia deixar de indicar a minha cidade, “Olhão”, para uma visita. Uma cidade encantadora e autêntica, conhecida por sua forte ligação com a pesca e pela sua proximidade com o Parque Natural da Ria Formosa, envolvente pelas suas ilhas e na sua gastronomia baseada pelo peixe e marisco.
Proporcione a sua experiência, Algarve!
Hélio Gomes, Gestor e organizador de eventos