: Mais Magazine:: Comentários: 0

A ABAAE, através do seu programa Bandeira Azul, teve nos últimos 37 anos, um papel de liderança, na sensibilização da sociedade e das pessoas nas questões ambientais, em particular para os assuntos relacionados com o mar, tendo promovido uma alteração de comportamentos a nível individual e coletivo que, passado mais de 3 décadas, apresenta resultados bem visíveis no panorama das nossas praias, sejam costeiras sejam interiores, e na atitude das pessoas perante os problemas ambientais, sociais e económicos com que hoje nos confrontamos.

Com este lema que adotámos em 2024, pretendemos realçar o papel principal de cada pessoa, que com a alteração do seu comportamento faz parte da mudança e influência o caminho dos outros. Na verdade, líderes são aqueles que, através das suas ideias e ações, fazem a diferença todos os dias e servem de exemplo para a comunidade mais próxima ou mais alargada. A Bandeira Azul quer assim usá-las como modelos e mostrar que, com ações locais, é possível ser um Líder pelo Ambiente com impacto global.

Em 2024 temos um novo record com um total de 440 Bandeiras Azuis. As 398 praias (349 costeiras e 49 fluviais) são distribuídas por 103 Municípios. Além das praias, temos 19 marinas, 23 embarcações e 22 Centros Azuis. Este número, que representa mais de 60% das praias do país, é o reflexo desta mudança e dos muitos líderes que temos, à frente de cada praia e à frente de cada família, grupo de amigos ou à frente de cada pessoa que frequenta uma praia.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento das 30 entidades que compõe o Júri Nacional (das quais 22 pertencem à administração do Estado central ou local) que tem dado um contributo relevante na avaliação e validação de cada candidatura. Este modelo de júri, liderado por uma organização não governamental, assessorada por todas as entidades do Estado com responsabilidade na matéria e por apoiado por se adotado em Portugal desde o início do Programa, tem sido seguido por muitos outros países que reconheceram ser a fórmula mais adequada para assegurar uma avaliação assente na competência, isenção.

A ABAAE ocupa a sexta posição (entre 63 países) considerando o número total de praias galardoadas e mantém o segundo lugar no que diz respeito a praias interiores e a embarcações ecoturísticas galardoadas.

Dr. José Archer, Presidente da ABAAE