O Arquipélago dos Açores assume–se orgulhosamente como um Destino Turístico de Natureza Sustentável, com múltiplas atividades no Mar e em Terra. Um destino insular empenhado, mais do que nunca, na preservação e valorização dos recursos turísticos que nos tornam únicos, e que tem registado uma extraordinária dinâmica, nos últimos anos, com resultados records nos principais indicadores de turismo. A notoriedade internacional inédita trouxe novas oportunidades para o setor turístico regional, que consolidou definitivamente a sua importância sectorial transversal para a criação de riqueza e emprego. Mas também trouxe desafios, pelo que é fundamental dar continuidade à política de desenvolvimento sustentável da Região, de forma a potenciar o empreendedorismo, qualificar a oferta e criar mais valor para os residentes e turistas.
O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores 2023-2030, é, assim, um documento centrado na valorização e qualificação da oferta dos recursos naturais e humanos, através da promoção dos ativos de património cultural edificado e imaterial, de gastronomia e vinhos e de bem-estar, como forma de enriquecer e complementar a experiência turística, incentivar o consumo de produtos locais e potenciar o turismo durante todo o ano e em todas as ilhas. Os pilares do desenvolvimento sustentável – social, económico, ambiental e de bem-estar – são basilares para o turismo regional e para a concretização dos objetivos consagrados no PEMTA e na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, e na evolução sustentável do destino, validada anualmente, no âm-bito do processo de certificação, pela EarthCheck, dos Açores como “Destino Sustentável”, segundo os padrões do Global Sustainable Tourism Council. Pretendemos atingir este ano o Nível de Ouro!
As 9 ilhas do arquipélago são singulares e brindam o visitante com paisagens naturais exuberantes, com um clima ameno e são facilmente acessíveis, quer da Europa quer da América do Norte. Contam, agora, com novidades ao nível da oferta, como os projetos: Rotas Açores – oferta temática de “Turismo Cultural e Paisagístico” – das Explorações Marítimas, do Turismo Industrial, da Baleação, dos Vulcões e das Vinhas; a nova Rede Integrada de Atividades de Natureza e Aventura dos Açores (RIANAA); a contínua valorização da Rede de Percursos Pedestres, agora com 2 novas Grandes Rotas, novos percursos cicláveis e de canyoning. Continuamos a trabalhar em prol da excelência, ambicionando estar entre os melhores de Portugal e do Mundo!
Rosa Costa, Diretora Regional de Turismo dos Açores