: Mais Magazine:: Comentários: 0

A missão da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) é clara: garantir a qualidade da água e orientar esforços para um uso eficiente desse recurso vital. No arquipélago, a qualidade da água para consumo humano é, em geral, excelente, mas os desafios persistem, desde a gestão eficiente até à sensibilização para a poupança. A ERSARA, através de projetos inovadores, orienta a busca por soluções sustentáveis para os desafios hídricos açorianos.

Qual a missão da ERSARA no setor da água e dos resíduos nos Açores?

A missão da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores é a de exercer funções reguladoras e orientadoras nos setores do abastecimento público de água para consumo humano, do saneamento de águas residuais urbanas e da gestão de resíduos e, ainda, exercer funções de coordenação e fiscalização do regime da qualidade da água para consumo humano.

No panorama açoriano, quais os níveis de qualidade da água para con-sumo das 9 ilhas que compõem o ar-quipélago?

Nos Açores, na sua generalidade, a água para consumo humano fornecida pelos sistemas de abastecimento público é de boa qualidade. O Relatório do Controlo da Água para Consumo Humano que a ERSARA publica anualmente, demonstra isso mesmo. Da análise dos dados do relatório de 2023, constata-se que o indicador Água Segura mantem um valor global superior a 99%. Apenas 1 dos 19 concelhos da Região apresentou um valor inferior a 95%, em virtude dos incumprimentos registados para os parâmetros indicadores “Cloretos” e Sódio”, em resultado da intrusão salina que se verifica no aquífero basal.

Sónia Santos, Presidente do Conselho de Administração da ERSARA

Quais os principais desafios inerentes ao setor das águas no Arquipélago dos Açores? Quais as medidas/projetos impostas pela ERSARA para os contornar e ultrapassar?

Um dos grandes desafios que se coloca ao setor do abastecimento público de água é o da gestão e uso eficiente deste recurso, cuja questão primordial se relaciona com a implementação de medidas para reduzir a significativa percentagem de perdas de água que ocorrem na maioria dos sistemas de abastecimento de água da Região, embora a maior parte das entidades gestoras não tenham dados fiáveis sobre a efetiva quantidade de água perdida nos sistemas. Para contribuir para a melhoria do desempenho das entidades gestoras, a ERSARA criou programas de apoio financeiro que visam contribuir para a aquisição de equipamento, para a monitorização e controlo de fugas, tendo simultaneamente iniciado a realização de ações de capacitação sobre a monitorização e gestão de perdas nos sistemas de abastecimento. Pretende a ERSARA acompanhar, de muito perto, as entidades gestoras no desenvolvimento do conhecimento quanto aos seus indicadores de balanço hídrico.

A escassez de água é um problema mundial que, embora em diferentes escalas, afeta toda a sociedade contemporânea. Por isso mesmo, urge criar projetos que sensibilizem as populações para a importância da poupança da água. Quais os projetos desenvolvidos pela ERSARA junto dos açorianos neste capítulo?

Considerando que, segundo o Plano Regional da Água, “no arquipélago não existem grandes limitações quantitativas de recursos hídricos”, “embora importe ressalvar que em algumas ilhas é fundamental gerir adequadamente o esforço já assinalável de captação de água subterrânea”, a ERSARA optou por dirigir, durante este ano e o próximo, uma campanha de promoção de água da torneira, com o objetivo de promover a confiança no consumo de água da torneira, como opção segura, de baixo custo e ambientalmente sustentável. No entanto, a sensibilização da população para a poupança de água é importante, pelo que a ERSARA pretende implementar, durante o presente ano, uma medida para instalação de redutores de caudal em torneiras de grandes consumidores.