A missão da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) é clara: garantir a qualidade da água e orientar esforços para um uso eficiente desse recurso vital. No arquipélago, a qualidade da água para consumo humano é, em geral, excelente, mas os desafios persistem, desde a gestão eficiente até à sensibilização para a poupança. A ERSARA, através de projetos inovadores, orienta a busca por soluções sustentáveis para os desafios hídricos açorianos.
Qual a missão da ERSARA no setor da água e dos resíduos nos Açores?
A missão da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores é a de exercer funções reguladoras e orientadoras nos setores do abastecimento público de água para consumo humano, do saneamento de águas residuais urbanas e da gestão de resíduos e, ainda, exercer funções de coordenação e fiscalização do regime da qualidade da água para consumo humano.
No panorama açoriano, quais os níveis de qualidade da água para con-sumo das 9 ilhas que compõem o ar-quipélago?
Nos Açores, na sua generalidade, a água para consumo humano fornecida pelos sistemas de abastecimento público é de boa qualidade. O Relatório do Controlo da Água para Consumo Humano que a ERSARA publica anualmente, demonstra isso mesmo. Da análise dos dados do relatório de 2023, constata-se que o indicador Água Segura mantem um valor global superior a 99%. Apenas 1 dos 19 concelhos da Região apresentou um valor inferior a 95%, em virtude dos incumprimentos registados para os parâmetros indicadores “Cloretos” e Sódio”, em resultado da intrusão salina que se verifica no aquífero basal.
Quais os principais desafios inerentes ao setor das águas no Arquipélago dos Açores? Quais as medidas/projetos impostas pela ERSARA para os contornar e ultrapassar?
Um dos grandes desafios que se coloca ao setor do abastecimento público de água é o da gestão e uso eficiente deste recurso, cuja questão primordial se relaciona com a implementação de medidas para reduzir a significativa percentagem de perdas de água que ocorrem na maioria dos sistemas de abastecimento de água da Região, embora a maior parte das entidades gestoras não tenham dados fiáveis sobre a efetiva quantidade de água perdida nos sistemas. Para contribuir para a melhoria do desempenho das entidades gestoras, a ERSARA criou programas de apoio financeiro que visam contribuir para a aquisição de equipamento, para a monitorização e controlo de fugas, tendo simultaneamente iniciado a realização de ações de capacitação sobre a monitorização e gestão de perdas nos sistemas de abastecimento. Pretende a ERSARA acompanhar, de muito perto, as entidades gestoras no desenvolvimento do conhecimento quanto aos seus indicadores de balanço hídrico.
A escassez de água é um problema mundial que, embora em diferentes escalas, afeta toda a sociedade contemporânea. Por isso mesmo, urge criar projetos que sensibilizem as populações para a importância da poupança da água. Quais os projetos desenvolvidos pela ERSARA junto dos açorianos neste capítulo?
Considerando que, segundo o Plano Regional da Água, “no arquipélago não existem grandes limitações quantitativas de recursos hídricos”, “embora importe ressalvar que em algumas ilhas é fundamental gerir adequadamente o esforço já assinalável de captação de água subterrânea”, a ERSARA optou por dirigir, durante este ano e o próximo, uma campanha de promoção de água da torneira, com o objetivo de promover a confiança no consumo de água da torneira, como opção segura, de baixo custo e ambientalmente sustentável. No entanto, a sensibilização da população para a poupança de água é importante, pelo que a ERSARA pretende implementar, durante o presente ano, uma medida para instalação de redutores de caudal em torneiras de grandes consumidores.