: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha enfatiza a ligação única entre a saúde, o bem-estar e a riqueza histórica das termas em entrevista à Mais Magazine.

Quais as propriedades físico-químicas das águas termais de Caldas da Rainha e para que patologias são indicadas como tratamento?

A água mineral natural de Caldas da Rainha tem caraterísticas diferenciadoras, destacando-se por uma temperatura de cerca de 34 graus e água hipersalina, com uma composição iónica sulfúrea e cloretada sódica. Neste momento as Termas de Caldas da Rainha possuem tratamentos na área músculo-esquelética e serviços de bem-estar, no edifício do Hospital Termal mais antigo do mundo. Promovemos ainda tratamentos ao nível das vias respiratório, no Balneário Novo.

Conte-nos mais sobre a história que está associada às termas de Caldas da Rainha.

Reza a lenda que, em 1484, a Rainha D. Leonor passou pelo local agora conhecido como Caldas da Rainha e ficou curiosa ao ver várias pessoas a banharem-se em águas fumegantes. Perante o poder da cura pelas águas que a própria experimentou, mandou edificar um Hospital, corria o ano de 1485, sendo que a origem da própria cidade se funde com este momento e a identidade termal do território se mantém até hoje. Inspirados no compromisso que a Rainha D. Leonor apresentou ao construir um território termal em Caldas da Rainha, neste momento encontramo-nos a concluir o Master Plan do complexo Termal, que prevê uma abordagem integrada da área da saúde e bem-estar, aliada à cultura, à sustentabilidade, à mobilidade e urbanismo e ao turismo, tendo o termalismo e as artes como elementos centrais da identidade do concelho.

Geralmente, a ida às termas é mais associada a um público mais velho. De que forma tentam promover esta atividade juntos dos mais novos?

Efetivamente temos uma grande percentagem de pessoas que nos procuram acima dos 60 anos. Porém, consideramos importante sensibilizar outras gerações a procurarem as Termas, para diferentes serviços no âmbito terapêutico e ao nível do bem-estar. Neste sentido, encontramo-nos neste momento a estruturar um projeto que visa dinamizar um ambiente mais apelativo para as crianças e jovens, através da criação de uma mascote, bem como lançando um livro infantil ilustrado, baseado na descoberta das águas termais pela Rainha D. Leonor. Convido todos a partir à descoberta dos encantos que o concelho de Caldas da Rainha tem para oferecer. Temos o Hospital Termal mais antigo do mundo – um edifício que respira história – mas inovamos, promovendo serviços terapêuticos e de bem-estar de excelência, neste mesmo espaço tão emblemático. Assim, pretendemos continuar a dignificar o legado que a Rainha D. Leonor nos deixou.

Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainh