: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Fundão é um território repleto de potencialidades, constituído por pessoas extremamente empenhadas e capacitadas, que sabem receber como ninguém e que fazem deste território um local único e de eleição. Com programas educacionais e de reconversão profissional únicos e diferenciados, o Fundão implementou o projeto educativo Raiz e Asas, que o torna um dos municípios do mundo onde todas as crianças aprendem a programar, mas também a fazer queijo, tecer ou olaria.

O Fundão procura implementar uma abordagem multidisciplinar, integrando a educação, a saúde, a responsabilidade social, a igualdade, a cultura e a inovação, e fazendo com que todos sejam respeitados e participem ativamente na vida em comunidade. O Fundão é uma das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade e integra a Rede de Cidades de Aprendizagem da UNESCO. No Fundão investe-se na aprendizagem ao longo da vida como foco de desenvolvimento, mas também para reforçar a coesão social e a adaptação a uma realidade que evolui a uma velocidade vertiginosa. Nesse sentido, criou-se um projeto dinâmico e diversificado, que alia a tradição e a inovação, naquilo que se caracteriza como um diálogo entre gerações e que está na génese da Rede de Casas e Lugares do Sentir, um conjunto de espaços espalhados pelas freguesias do concelho e que honram saberes e tradições locais, que pode encontrar em ht-tps://fundao365diasadescoberta.visitfun-dao.pt/index.php/pt/colors/o-que-visitar.Quem vem ao Fundão poderá encontrar uma geografia diversa, feita de xisto e de granito, povoada de florestas ancestrais onde poderá encher o peito com ar puro.

Aqui poderá reencontrar-se com a natureza, mergulhar em águas cristalinas, apreciar paisagens indescritíveis e pedalar por 450 km de percursos BTT. A Gardunha é um ponto a descobrir e para tal poderá percorrer 250 km de rotas sinalizadas. A paisagem é sublime. O Fundão é um território em estado puro, com um património único para descobrir, potenciado pelas suas gentes, pelos seus costumes e pelas tradições seculares. Neste território há produtos endógenos de qualidade ímpar e um património natural de enorme riqueza e repleto de paisagens indescritíveis. Paisagens que encerram em si lugares mágicos, repletos de castros, templos, um castelo, palácios, Aldeias Históricas, como Castelo Novo, e Aldeias do Xisto, como Janeiro de Cima e Barroca, locais aos quais nos leva o rio Zêzere, num inesquecível percurso que serpenteia este território, ou as aldeias de Montanha do Alcaide, Alcongosta e Alpedrinha, que iluminam as encostas da serra da Gardunha. A Gardunha assume-se como elemento-chave na promoção do Fundão. Elo de ligação entre as várias componentes de interesse turístico, é um filão irrecusável para turismo de montanha e de natureza.

Na Primavera, a Gardunha pinta-se de branco, num espetáculo natural sem igual e o calor amadurece o fruto mais desejado, a Cereja do Fundão. O Fundão é um território de sensações e de sabores inesquecíveis, em que os produtos regionais se evidenciam pela sua história, tradição e paladares únicos. A gastronomia faz parte da nossa cultura e cria memórias para a vida. Aqui poderemos encontrar iguarias com aromas que nos lembram as receitas das nossas avós. Este é um território de integração, onde existem diversos projetos complementares e convergentes no propósito de criar oportunidades de vida a migrantes e em que saber receber quem nos visita ou opte por aqui viver faz parte do vocabulário intrínseco das nossas gentes. Terra de Acolhimento onde as nacionalidades são como as cerejas e há sempre lugar para mais uma, o projeto educativo do concelho do Fundão não poderia deixar de envolver todos aqueles que agora chegam à nossa comunidade, oriundos das mais diversas regiões do mundo. O Fundão é um território a descobrir. Um território onde “a força da natureza” se une à capacidade única de bem receber, de bem ensinar e de bem integrar.