: Mais Magazine:: Comentários: 0

Nasceu na África do Sul e desde muito jovem começou a ter os primeiros contactos com ateliers de arquitetura, mas foi em Portugal que Vasco Vieira se estabeleceu e onde cumpriu o seu sonho de abrir o seu próprio espaço de arquitetura. A Vasco Vieira Arquitectos fica situada no Algarve e o seu espectro de trabalho é bastante alargado, desenvolvendo projetos que vão desde moradias individuais até grandes resorts, passando ainda por restaurantes, spas, hotéis e até edifícios comerciais. O vasto leque de serviço disponibilizado pelo atelier de Vasco Vieira, aliado à equipa altamente qualificada, permitem que cada projeto seja o reflexo da alma de cada proprietário e que possua uma suave ligação entre o interior e o exterior do projeto.

Fotos ©Marcelo Lopes – Vasco Vieira Arquitectos

Vasco Vieira nasceu em 1969, em Joanesburgo, na África do Sul, onde se formou na Universidade Witwatersrand, em 1994. Desde cedo mostrou interesse e curiosidade pela área da arquitetura, o que o levou a que, durante os fins de semana e as férias académicas, frequentasse e trabalhasse em ateliers de arquitetura. Por isso mesmo, desde tenra idade conseguiu não só ganhar experiência neste ramo, adquirindo competências fulcrais na área, como também possibilitou que, com apenas 21 anos, tivesse já concluídas várias obras de projetos desenhados e acompanhados por si. Em 1994, a mudança para Portugal foi um passo importante para que mais portas se abrissem profissionalmente, tendo sido convidado para integrar a equipa do Resort de Vale do Lobo no Algarve como arquiteto, onde trabalhou durante dez anos.

Fruto da experiência já acumulada e da ambição de poder ter o seu próprio espaço onde pudesse colocar em prática toda a sua veia arquitetónica, em 2003, Vasco Vieira abriu o seu próprio atelier de arquitetura, primeiro sob o nome de Arqui+ Lda e, hoje Vasco Vieira Arquitec-tos. “Decidi abrir o meu próprio atelier para ter a liberdade para explorar e desenvolver uma linguagem arquitetónica minha sem as limitações e restrições de estar a trabalhar para uma empresa. Os mestres do modernismo do virar do século XX que estudei e sempre admirei como o Mies van der Rohe, Le Corbusier e Frank Lloyd-wright serviram de inspiração neste percurso de descoberta e exploração de uma linguagem arquitetónica própria que se distingue da arquitetura dos outros arquitetos”, confessa o arquiteto.

Fotos ©Marcelo Lopes – Vasco Vieira Arquitectos

O cuidado na projeção de um projeto onde o seu interior se ligue harmoniosamente com a natureza em que insere são a grande bandeira da Vasco Vieira Arquitectos

O portfólio de trabalhos desenvolvidos pela empresa do arquiteto português é muito vasto, sendo que grande parte dos seus trabalhos se realizam no segmento de moradias de luxo. Para além disso, o atelier esteve já presente na projeção de vários hotéis e resorts de luxo em Portugal, muitos deles com uma forte com-ponente ecológica. Aliás, a Vasco Vieira Arquitectos é responsável pelos desenhos dos primeiros hotéis ecológicos em Portugal, “Areias do Seixo”, um empreendimento que já foi premiado várias vezes pela qualidade e sustentabilidade do Hotel e Moradias.

Vasco Vieira considera que a ligação entre o interior de um projeto e o exterior onde este se insere é uma peça-chave na sua arquitetura e um dos fatores de diferenciação da sua empresa no mercado português, um aprendizado que obteve enquanto vivia na África do Sul. “Como estudei e vivi muitos anos na África do Sul, onde a vivência exterior é tão ou mais valorizado do que o interior, comecei desde muito cedo a tirar o máximo proveito do exterior e a sua ligação com o interior nos meus projetos. Quando cheguei a Portugal tive a sorte de vir trabalhar para o Algarve, onde temos, na opinião de muitos, o melhor clima da Europa. Tive então a oportunidade de explorar e desenvolver ainda mais essa ligação interior-exterior e trabalhar os espaços exteriores como uma extensão natural do interior. Penso que essa simples e quase impercetível transição do interior para o exterior é um dos principais aspetos que distingue o nosso trabalho de muitos outros arquitetos portugueses da atualidade”, afirma Vasco Vieira. Paralelamente, o arquiteto português afirma ainda que o facto de trabalharem cada projeto de forma individualizada é igualmente um fator fundamental, uma vez que possibilita que “cada projeto seja um reflexo do sítio, do clima, das vistas e da cultura local, que em conjunto com a alma de cada proprietário, tornam cada projeto único e diferente de todos os outros”.

Fotos Fernando Guerra – Vasco Vieira Arquitectos

O trabalho e a dedicação diária de Vasco Vieira são o segredo para que o seu atelier de arquitetura tenha realizado projetos de monta e obtido um vasto leque de distinções nacionais e internacionais

Ao longo destas mais de duas décadas de trabalhos realizados não é fácil destacar alguns projetos, dado que Vasco Vieira guarda um grande sentimento de orgulho por todos eles. Ainda assim, o arquiteto confessa que as conceções em que deposita maior carinho são os “projetos verdes”, nomeadamente a já referenciada “Areias do Seixo” e ainda uma moradia em particular. “Guardo grande orgulho na moradia “La Moraleja”, em Madrid, visto que o lote dessa moradia tinha centenas de árvores que necessitavam de ser preservadas, o que acabou por ditar a forma da moradia, quase como uma “tree house” no meio das árvores, criando um diálogo e uma harmonia perfeita entre a obra construída e a natureza, com os proprietários em constante contacto direto, tanto físico, como visual com a envolvente”, comenta o arquiteto português.

O grau de sucesso que a Vasco Vieira Arquitectos atingiu está também refletido na larga lista de prémios que o atelier algarvio já arrecadou, quer de âmbito nacional, quer no domínio internacional. Naturalmente que todas estas distinções são um marco importantes para a empresa por validar o seu trabalho, ainda que Vasco Vieira refira que a sua maior motivação é a satisfação do cliente. “É sempre um orgulho e uma honra ser reconhecido, tanto ao nível nacional, como ao nível internacional, porque é uma validação de todo o nosso esforço e trabalho, mas não é algo que procuro ou que me motiva. Para mim, a minha maior motivação é ter um cliente feliz e orgulhoso da obra que nós ajudamos criar para eles, tornando os seus sonhos uma realidade. Fico muito contente quando concluímos uma obra e o cliente comenta que a casa dele deve ser o melhor projeto que já fiz até à data, porque isso mostra que conseguimos entender o nosso cliente e que a sua alma está refletida no projeto” confessa o arquiteto.

Para Vasco Vieira, “o trabalho e o esforço diário” são os grandes segredos para o sucesso, ainda que às vezes também seja necessário ter “uma pontinha de sorte”. Por isso mesmo o arquiteto sente-se um privilegiado por poder “exercer uma profissão que adora, num país e num local que também adora”, salientando ainda que o facto de ter sido convidado a fazer parte de projetos em vários países foi um passo importante para crescer enquanto arquiteto, visto que lhe permitiu “entender diferentes culturas, métodos de construção e formas de trabalhar, mas acima de tudo ajudou a perceber a beleza e a qualidade do país onde vivemos”. Com os olhos postos já no futuro, Vasco Vieira promete continuar na busca incessante pela melhoria da qualidade dos seus serviços, pretendendo focar-se cada vez mais em “projetos holísticos, onde os interiores sejam um reflexo dos exteriores, criando uma linguagem e conceito uniforme em todo o projeto”.