: Mais Magazine:: Comentários: 0

Quem decidiu foram os 46 jurados de países como Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Suécia, Bélgica, México e África do Sul, depois da prova cega a que foram submetidas 50 amostras, já pré-selecionadas pela organização: o Segredo 6, Cuvée Vinhas Velhas 2020, da 2 CC de António Boal, da Costa Boal Family Estates, e Francisco Costa, o “Costinha”, do mundo do futebol, está no top 3 dos melhores tintos nacionais, do Top 10 Vinhos Portugueses da Essência do Vinho. A colheita, com enologia de Paulo Nunes, foi apresentada ao mercado em 2023, somente com 333 garrafas, a 600 euros, posicionando a região de Trás-os-Montes num segmento premium.  Nesta edição da Revista de Vinhos, na qual o Douro teve primazia, com os vinhos mais bem classificados pelo júri internacional que participou na 18.ª edição do ‘Top 10 Vinhos Portugueses’ a serem maioritariamente desta Região Demarcada, esta distinção é “o despertar para uma região vinícola nem sempre reconhecida e o elogio às vinhas velhas”, refere António Boal.

“Sou há muito anos um apaixonado por vinho. Tive sempre em mente abraçar um projeto ligado ao setor, mas queria ter intervenção em todo o processo, da vinha à garrafa. Não queria ser só uma figura, um mero investidor… da amizade com o António proporcionou-se a concretização desta vontade e tem sido extraordinário este caminho. Trás-os-Montes e as suas vinhas velhas não deixam de me surpreender todos os dias. E ver esta minha admiração pelos vinhos da Região validada por um júri internacional aumenta, obviamente, a responsabilidade de toda a equipa, mas também nos dá alento para manter a nossa premissa: fazer vinhos de qualidade superior, a preços desse mesmo nível, posicionando esta região no patamar do segmento premium”, refere Francisco Costa.

A empresa criada para reforçar o posicionamento premium do vinho português, lançou a primeira colheita do Segredo 6 (2029), em 2022, A Vinha do Professor e o Segredo 6, 2022, no final do ano passado. Os vinhos são originários de uma vinha velha, a Vinha do Professor, com 68 anos, sem armação, solo xistoso, e uma área total de 4,5 hectares, na região de Trás-os-Montes. 

A Vinha do Professor (assim chamada por pertencer durante décadas a um professor) integra o património das vinhas velhas de Trás-os-Montes, a região do País onde existem mais vinhas velhas, aquelas que encerram em si o esforço de uma vida a lidar com as intempéries naturais e humanas e que presenteiam, na 2 CC, com vinhos extraordinários, como o Segredo 6.

O Segredo 6

“O Segredo 6” (2019) teve um total de 672 garrafas disponíveis para aquisição no mercado, a grande maioria (600) das unidades é de 1,5l, 66 de 5l e apenas 6 de 15l. Os preços, por garrafa, começam nos 600 euros PVP. O “Segredo 6” (2020) teve uma edição de apenas 333 unidades.

O número 6 representa uma harmonia perfeita entre o elegante e o sedutor, o que o torna, imediatamente, num vinho vencedor, pronto a competir na “Liga dos Campeões” vinícolas. Seis, recorde-se, era o número utilizado por Costinha no FC Porto e na Seleção Portuguesa de Futebol e aquele que, segundo o próprio, o tem acompanhado nos seus maiores triunfos. Por isso, tinha, obrigatoriamente, que estar presente! Considerado um número sagrado, simboliza união, confiança e segurança. Valores que, há mais de 150 anos, acompanham a família Costa Boal.