: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Universidade Lusíada, fundada em 1986, é uma das mais antigas universidades privadas portuguesas e constitui uma referência histórica no movimento que impulsionou, consolidou e valorizou o ensino privado no sistema universitário português. Desde muito cedo ganhou dimensão nacional e internacional, tendo em funcionamento centros universitários nas duas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto) e ainda na cidade nortenha de Vila Nova de Famalicão, onde instalou um polo universitário essencialmente tecnológico.

A verificação constante dos objectivos da Universidade tem exigido um contínuo esforço de qualificação do seu corpo docente, de actualização dos seus equipamentos técnicos e tecnológicos e de renovação das suas práticas pedagógicas, tendo sempre em vista um ensino que apenas se subordina aos princípios da qualidade e do rigor científico.

É que hoje, num mundo confrontado com vertiginosas transformações de âmbito social e económico, a nova sociedade exige profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só a formação superior pode proporcionar. E as Universidades Lusíada, querendo responder a essas exigências, bem como satisfazer legítimas aspirações de realização pessoal, não poderia defraudar as expectativas de quem as vêm procurando.

Por isso, para as Universidades Lusíada a formação não termina numa sala de aula, pois entendemos que a formação universitária não pode reduzir-se a uma mera instrução técnica orientada para o desempenho de uma profissão. Isso significaria renunciar à educação em si mesma.