: Mais Magazine:: Comentários: 0

“A Ordem dos Médicos (OM) tem um papel central na defesa, de forma intransigente, dos cuidados de saúde de qualidade e com acesso a todos os doentes, independentemente da sua condição social ou da sua localização; na defesa dos médicos, na justa medida em que são estes que defendem os seus doentes; e na defesa da qualidade assistencial, através do valioso contributo técnico-científico dos Colégios da OM das Especialidades, Subespecialidades e Competências, e a excelência da formação médica contínua e do Internato Médico.

A OM está disponível para ajudar a encontrar soluções que possam responder às carências em recursos humanos médicos no SNS, às condições do trabalho e à mais que necessária valorização da carreira dos médicos. Sem valorizar o trabalho médico, não há valorização do SNS.

Por isso mesmo, o Bastonário da Ordem dos Médicos deve ser um polo aglutinador de todos os médicos, sejam dos hospitais ou cuidados de saúde primários do SNS, dos hospitais, clínicas ou consultórios privados, médicos a trabalhar no setor social, nos cuidados continuados e paliativos e todos os médicos dependentes de outros ministérios.”