: Mais Magazine:: Comentários: 0

Serviço de imagiologia de alta tecnologia

O serviço de imagiologia que se destaca pela sua importância no envolvimento com todas as outras valências médicas, interagindo com todos os serviços hospitalares, desde o Bloco Operatório, Urgência e Consultas Externas, apresenta-se em constante crescimento, com uma real preocupação em acompanhar a evolução tecnológica na área da imagem médica, assim como noutras áreas, como a Cardiologia, Pneumologia e a Neurofisiologia, procurando sempre obter os melhores equipamentos para as mais variadas valências, com o intuito de servir cada vez melhor o próximo. Além das excelentes condições físicas, este serviço apresenta um completo corpo de profissionais técnicos e administrativos, aliadas a uma direção clínica de excelência. Estes profissionais, apresentam-se como uma equipa multidisciplinar, muito dinâmica e unida.

Bloco Operatório de excelência (4 salas)

O Bloco do Hospital da Misericórdia de Vila Verde é uma estrutura dotada de meios humanos excelentes, nas mais diversas áreas de atividade, com profissionais altamente qualificados, dedicados e que centralizam no doente toda a sua atenção e saber. Em termos estruturais e tecnológicos estamos dotados de equipamentos de última geração, procurando fornecer o melhor suporte tecnológico possível, à diferenciação bloco e internamento científico-técnico das nossas equipas médico-cirúrgicas. A título de exemplo, cumpre salientar que fomos a primeira instituição privada a adquirir um C-MAC na região do Minho. Este equipamento é fundamental na abordagem da via aérea difícil, situação que pode colocar o doente em risco de vida. Este aparelho permite ultrapassar muitas dessas condições, que de outra forma seriam bem mais difíceis de resolver e, em algumas situações, até impossíveis de solucionar. Fora deste contexto específico, os videolaringoscópios assumiram também um papel relevante na abordagem da via aérea dos doentes COVID nos primórdios da pandemia. Colaboramos com outras instituições, nomeadamente com o Hospital de Braga (HB) com que temos vindo a celebrar vários protocolos para a realização de consultas e cirurgias em diversas especialidades, nomeadamente Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Ortopedia, ORL e Dermatologia, no sentido de dar resposta, em tempo útil, a uma grande variedade de cirurgias. Nestas valências, tal como em Cirurgia Vascular, Ginecologia e Urologia, com exceção da cirurgia oncológica (maligna), que não fazemos, quase todos os outros procedimentos realizamos, fazendo-os com os elevados padrões de qualidade.

Na prossecução deste objetivo, adquirimos uma torre 3D para cirurgia laparoscópica, melhorando em muito a qualidade da imagem intraoperatória cirúrgica. Também para dar resposta adequada a uma solicitação do HB, para a realização da Cirurgia Bariátrica (cirurgia de obesidade), houve necessidade de um grande investimento em meios técnicos (entre outros, a já referida torre 3D) e humanos, tendo sido criada uma Unidade de Cuidados Intermédios Pós-operatória de cirurgia bariátrica.