: Mais Magazine:: Comentários: 0

A freguesia de São Salvador, localizada na cidade de Ílhavo, é uma autêntica pérola do litoral português. Com uma forte e tradicional ligação ao mar, conta ainda com uma beleza paisagística muito singular, bem como de tradições de longa data, tal como conta à Mais Magazine João Braga, Presidente da Junta de Freguesia de Ílhavo.

Quais os principais pontos de inte-resse que a Freguesia de S. Salvador em Ílhavo tem para oferecer aos visitantes?

Hoje em dia o turismo é uma das principais fontes de riqueza do município, graças às suas magníficas praias, aos seus formosos museus, à sua saborosa gastronomia e a toda a aposta que foi feita nas áreas do lazer e da cultura. As melhores praias da região estão em Ílhavo, os melhores restaurantes estão em Ílhavo, e até os grandes eventos e festivais da região realizam-se em Ílhavo. Dentro da Freguesia de São Salvador temos os melhores hotéis, os melhores espaços culturais e os melhores museus da zona centro (Museu Marítimo de Ílhavo, com o seu Aquário de Bacalhaus, e o Museu e Complexo Fabril da Vista-Alegre).

A região de Ílhavo está repleta de uma oferta turística muito diversificada, que vai desde as inúmeras tradições, como o Carnaval Tradicional de Vale Ílhavo, passando pelas singulares paisagens e gastronomia de forte ligação ao mar. Fale-nos um pouco sobre estas vertentes que tornam Ílhavo uma região que vale a pena visitar.

A oferta é variadíssima nestes dois segmentos. Começando com a gastronomia é crucial dar destaque ao Bacalhau e a todos os seus derivados. Como costumamos dizer existem 1001 maneiras de confecionar este peixe, o legítimo bacalhau provém das águas frias do Atlântico Norte e chama-se Gadus morhua. Aproveitam-se as espinhas para caldeirada, e preso à espinha surge o samo e as boininhas muito comuns na Feijoada de Samos. Para provar estas iguarias temos o Festival “Gastronomia de Bordo”, cujo objetivo é alavancar o sector da restauração, ao mesmo tempo que destacamos pratos menos conhecidos. Falando de Vale de Ílhavo, temos a sua candidatura a Aldeia Típica de Portugal praticamente concluída e nada melhor que percorrer este lugar passando de padeira em padeira provando as Padas de Vale de Ílhavo e o inigualável Bolo Doce que na altura da Páscoa se designa por Folar ao qual se acrescenta ovos na sua decoração.

Ílhavo tem uma forte ligação ao bacalhau, graças à forte e tradicional ligação que as suas gentes sempre mantiveram com o mar. De que forma é que esta ligação se desenvolveu na cidade e qual a oferta e contributo que Ílhavo fornece no capítulo do bacalhau?

A pesca, segundo se apurou, foi seguramente a razão da fixação populacional. Apesar de hoje o sector atravessar um período difícil, devido às novas regras comerciais impostas pela União Europeia, esta atividade é considerada como a mais característica de Ílhavo. Este produto, conhecido por cá como o “fiel amigo”, é hoje um dos grandes ex-líbris da gastronomia tradicional portuguesa.

Decidimos apoiar as nossas festas religiosas tradicionais, fomentando o turismo religioso, ao mesmo tempo que contribuímos para a manutenção da memória coletiva das nossas gentes. Uma comunidade sem recordação da sua história e das suas raízes é uma comunidade sem bases para o Futuro. Nesse sentido, a Festa da Nossa Sra. Do Pranto, a Festa em Honra de Divino Salvador (Padroeiro da Freguesia) e a Festa do Nosso Sr. Jesus dos Navegantes são marcos fundamentais no reconhecimento da identidade da nossa freguesia. Exemplos de ligações entre a família marítima e a família de terra. Entre a crença divina e o profano. Estas marcas podem ser interpretadas no Centro de Religiosidade Marítima mesmo no centro da nossa Freguesia.

A par do setor da pesca e do bacalhau, também o setor do artesanato e do pão são duas áreas pelas quais a Freguesia de S. Salvador sempre foi reconhecida. Fale-nos sobre a história que liga estas duas áreas à freguesia.

Temos o Pão de Vale de Ílhavo (Padas) e os Folares (Bolo Doce), feitos em forno de lenha e que se destacam principalmente na altura da Páscoa onde os Folares são decorados com ovos e fazem parte da oferta entre padrinhos e afilhados.

Na área do Artesanato, hoje, já é difícil de enumerar toda a panóplia de artigos produzidos pelos nossos artesões. As pessoas de Ílhavo sempre foram criativas e direcionadas às artes, mas destacam-se o artesanato ligado à área marítima, como a construção de miniaturas de embarcações em madeira, ou os trabalhos em corda como nós e amarrações. Salienta-se também a cerâmica, muitas foram as pessoas que trabalharam na Fábrica da Vista-Alegre, e que aprenderam técnicas, que hoje usam para fabricar peças cerâmicas artesanais e únicas e que tanto deliciam os nossos turistas.

Para finalizar, que mensagem de apelo o senhor presidente gostava de deixar a todos os nossos leitores que ainda não visitaram a cidade de Ílhavo e as suas gentes?

São poucos os territórios com tanta diversidade como o nosso. Por isso visitar Ílhavo e a sua principal freguesia, São Salvador, é uma experiência única e inesquecível.

Aos Parques de Lazer dos Moitinhos e Vale de Ílhavo inaugurados no ano passado, juntámos este ano um Circuito de Manutenção no lugar da Sra. dos Campos, um Parque Canino que faz estender a zona verde da freguesia desde o Centro até à Ria. Estamos ainda a concluir no lugar da Légua a requalificação de todo o Largo da Capela, podendo esta comunidade, ainda contar com um novo Parque Infantil para as suas crianças. Apelamos a que venham viver as nossas tradições fazendo da nossa casa a vossa casa. Podem sentir esta proximidade nas nossas gentes que tão bem sabem receber. E temos a certeza que depois de virem vão querer sempre voltar.

Venham viver as coisas boas que são tão nossas!

Uma visita a Ílhavo é sempre um Até Já!