: Mais Magazine:: Comentários: 0

A celebrar o seu 30º aniversário, a ESBAL é uma das empresas que dedica ao setor bacalhoeiro que mais prestígio tem no nosso país. Por isso mesmo, o bacalhau da ESBAL está presente na mesa de muitos portugueses, especialmente na época natalícia que se avizinha. Luísa Melo, administradora da ESBAL, falou à Mais Magazine sobre o segredo na produção de um bacalhau de excelência que leva a que, atualmente, a ESBAL seja uma empresa de referência em Portugal.

A ESBAL conta já com mais de 30 anos de atividade no mercado. Comece por nos falar um pouco sobre a história da ESBAL.

Efetivamente, celebramos este ano 30 anos da inauguração oficial da nossa fábrica. A marca já existia há mais anos no mercado, sendo produzida noutras empresas que nos prestavam o serviço de secagem e embalamento. A ESBAL tem a sua origem numa empresa familiar (família Sinde & Monteiro) e dedicou-se sempre à secagem de bacalhau salgado verde, fundamentalmente de origem Islândia. É uma empresa pequena, com 30 colaboradores, e que tem como objetivo produzir um bacalhau de excelência digno de todos os consumidores.

No ramo do bacalhau, a ESBAL é uma das empresas mais prestigiadas no nosso país. Qual o segredo para o sucesso da sua empresa?

O segredo do prestígio da ESBAL está no cuidado colocado em todo o processo de transformação, desde a seleção da matéria-prima, até ao embalamento. Este prestígio, do qual muito nos orgulhamos, traz-nos responsabilidades acrescidas e faz com que sejamos muito criteriosos com o nosso produto, seja seco tradicional, seja demolhado ultracongelado.

A época natalícia aproxima-se e o bacalhau não pode faltar na mesa dos portugueses. Porque é que o bacalhau ESBAL deve ser a escolha dos portugueses nesta época?

Agora que o Natal se aproxima, a responsabilidade é ainda maior, porque sabemos que para os portugueses o bacalhau da Ceia de Natal é Rei. Esta época é tão importante que começa, para a ESBAL, em março de cada ano, com a procura de lotes de matéria-prima com todas as características que todos apreciamos – um produto que lasque bem e que seja saboroso, o que só pode acontecer com bacalhau muito bem curado.

De que forma a ESBAL garante aos seus clientes a disponibilização do melhor produto possível no mer-cado? Quais os tipos de bacalhau que são por vós comercializados?

A ESBAL dedica-se, desde a sua fundação, à produção de bacalhau salgado seco tradicional. Em 2003, fruto da análise de tendências de mercado, a ESBAL passou também a produzir bacalhau demolhado ultracongelado. O nosso produto está presente de Norte a Sul do país e encontra-se também presente em vários países como Suíça, França, Inglaterra, Luxemburgo, etc. Temos parcerias há muitos anos com fornecedores que nos garante uma matéria-prima de qualidade, tendo a ESBAL sempre privilegiado o bacalhau proveniente da Islândia. Os nossos clientes são fundamentalmente do setor de distribuição tradicional e o nosso bacalhau está presente nas mesas de muitos hotéis de topo do nosso país.

Sem dúvida que a vertente tecnológica é cada vez mais essencial à indústria no geral, não sendo exceção no setor bacalhoeiro. De que forma é que a ESBAL tem procurado manter-se na vanguarda tecnológica?

A ESBAL está neste momento numa fase de investimentos avultados. Além de uma central fotovoltaica instalada este ano, a empresa tem em curso investimentos para aumentar a capacidade de produção de Bacalhau Demolhado Ultracongelado para fazer face à procura dos seus clientes nacionais e estrangeiros. Nestes investimentos está preconizada a automatização possível, com recurso a equipamentos de vanguarda, que possibilitem utilizar os recursos humanos em todas as tarefas em que são insubstituíveis.

Quais as ambições para o futuro da ESBAL?

A nossa maior ambição é continuar a servir os consumidores com um produto de qualidade como temos feito até agora. Para isso continuaremos a investir em matéria-prima de qualidade e num processo de produção criterioso que nos permita levar à mesa de cada pessoa um produto em que sinta a nossa paixão.