: Mais Magazine:: Comentários: 0

A época natalícia aproxima-se e é já tempo de começar os preparativos desta que é a altura do ano mais especial e mágica para muitos portugueses. Com um serviço que prima pela qualidade, tradição e inovação, o bacalhau da Altomar é a escolha ideal para que a sua ceia natalícia seja repleta de sabor. O know-how adquirido ao longo dos 35 anos de atividade no mercado, garantem que a Alto-mar leva o melhor da tradição à sua mesa.

A icónica marca Altomar surgiu há 35 anos. Juntou as melhores origens da matéria-prima, os mares gelados da Noruega, Islândia e Canadá, o conhecimento centenário da preparação de bacalhau de Ílhavo, a conveniência da localização bem no centro de Lisboa e o gosto em preparar, ano após ano, o melhor bacalhau. A Altomar nasceu da iniciativa de Alfredo Guerra e Juvenal Francisco em 1987. A simpatia, conhecimento do produto e qualidade diferenciadora tornaram o armazém de Entrecampos como o ponto de abastecimento de muitos dos restaurantes e mercearias de Lisboa. O passo seguinte foi a aquisição de uma seca de bacalhau na zona de Ílhavo, o que permitiu a produção própria e distribuição da marca Altomar para todo o país. O continuado crescimento da empresa obrigou a nova expansão, desta feita para a zona de Vialonga. É um privilégio preparar um produto tão amado pelos portugueses. É um peixe magro, rico em ómega 3 e vitaminas. Apesar de ser consumido em tantos locais diferentes, quando é salgado e seco seguindo os preceitos da cura tradicional portuguesa torna–se um produto sem igual.

Há três aspetos essenciais para produzir um bom bacalhau, O primeiro prende-se com a origem do produto. De facto, é aquando da migração anual com destino à Noruega, Islândia ou Canadá que o bacalhau apresenta a melhor textura e paladar. O segundo é o tempo de cura no sal, processo que promove e intensifica todas as características da excelente matéria-prima. Assim, todo o bom bacalhau tem de curar no sal durante pelo menos 9 meses e ficar com a cor característica amarelo palha. O terceiro ponto é um bom nível de secagem. Ao demolhar um bacalhau bem seco, o peso aumentará 20 a 30%, que representa mais 2 ou 3 refeições por cada quilo comprado. O bacalhau é realmente o fiel amigo em tempos de dificuldades económicas.

É seguindo estas 3 regras basilares que garantimos que o bacalhau Alto-mar é de qualidade superior e uma excelente escolha para qualquer refeição.