: Mais Magazine:: Comentários: 0

Desde 1890 que a Manteigaria Silva tem servido várias gerações de portugueses, sendo das lojas mais antigas de Lisboa e a única que mantém a sua originalidade e autenticidade. Com a época natalícia já à porta, a Manteigaria Silva é uma das lojas de referência para a compra do bacalhau, fornecendo um serviço que marca pela proximidade e simpatia, caraterísticas do bom e típico comércio tradicional. Assim, numa edição dedicada ao rei da gastronomia portuguesa, não poderíamos deixar de fora um dos espaços mais icónicos do país que há mais de um século promove o que de melhor Portugal tem para oferecer.

A Manteigaria Silva é reconhecida como a pérola do comércio tradicional lisboeta, não apenas por manter a originalidade do espaço, nomeadamente através da conservação de muito dos elementos arquitetónicos da época da sua fundação, mas também por ser uma típica loja de rua marcada pelo serviço de proximidade com o cliente e pelos produtos frescos e de qualidade de excelência. Aliás, estes aspetos estão associados à Manteigaria Silva desde a sua fundação, em 1890, sendo as principais razões por detrás do sucesso e fama desta loja que conta com mais de 100 anos. Atualmente, o proprietário deste espaço é José Taboaço Branco, estando ao leme da loja desde 1989. José foi o principal responsável pelo restauro dos aspetos históricos que a Manteigaria Silva conserva até aos dias de hoje, criando melhores condições de atendimento ao cliente. Desde que assumiu as rédeas do espaço, o bacalhau é o produto rei, sendo o principal motor do negócio e a grande aposta deste emblemático espaço, vendendo-se toneladas por ano. Ao longo dos anos, fruto da melhoria do espaço para armazenamento de stocks, a Manteigaria Silva foi alargando o seu leque de produtos-estrela, todos eles marcados pela sua qualidade superior e pela genuinidade de Portugal Continental e Ilhas. Neste sentido, atualmente, os grandes destaques da Manteigaria Silva, para além do tradicional bacalhau, vão para os presuntos, que aqui são desossados artesanalmente, para a charcutaria oriunda de vários pontos do país, para os vinhos e licores, tão apreciados pelos portugueses, para os frutos secos, que todos os anos preenchem as mesas natalícias dos portugueses, e ainda para os lacticínios, de onde se destaca uma vasta seleção de queijos secos, amanteigados, curados e frescos, ou não fosse José Taboaço Branco um dos poucos “afinadores” de queijo em Portugal, responsável por curar o queijo da Serra da Estrela DOP Certificado, vendido no estabelecimento, e que é uma verdadeira iguaria para os apreciadores.

Com a época natalícia a chegar, a Manteigaria Silva é uma das lojas mais procuradas para a compra do bacalhau

Para a Manteigaria Silva, os meses de novembro dezembro é sinónimo de grande afluência e um crescimento no volume de vendas, não fosse este estabelecimento um dos principais escolhidos pelos portugueses para a compra daquela que é um dos produtos mais tradicionais em Portugal. O bacalhau da Manteigaria Silva é todo ele pescado em águas islandesas, de forma sustentável, escalado ainda a bordo e de imediato sujeito à cura tradicional portuguesa, processo rigorosamente inspecionado pelo fornecedor (Lugrade) e por José Taboaço Branco, que garante que os melhores lotes ficam para a Manteigaria Silva. Aqui, encontra bacalhau de várias categorias de peso, todo ele de qualidade superior. A cura mínima é de 6 meses, havendo ainda alguns lotes especiais, como o lote exclusivo vintage, onde é possível encontrar o afamado “Bacalhau Vintage”, com 20 meses de cura, desenvolvido em parceria com a família Lucas/Lugrade. Para além disso, na Manteigaria Silva o bacalhau é virado diariamente, assegurando assim que este preserva todo a sua textura, sabor e valor nutricional. Ainda assim, nesta altura de maior procura, a Manteigaria Silva vê-se perante um grande desafio que se tem tornado transversal pelo comércio português: a falta de mão de obra qualificada. Cada vez mais, José Taboaço Branco se depara com grandes dificuldades em recrutar trabalhadores para a área, o que, principalmente nesta altura de maior procura, se revela um grande desafio. Ainda assim, a Manteigaria Silva compromete-se em garantir que os melhores exemplares do clássico bacalhau nunca faltem à mesa dos seus fregueses.

Historicidade da Manteigaria Silva é já reconhecida internacionalmente

Recorridos 132 desde que a Manteigaria Silva abriu portas aos portugueses que este estabelecimento se tem assumido como uma referência no comércio tradicional em Portugal. No entanto, para além do reconhecimento do serviço prestado, esta loja foi reconhecida pela “Love Food”, em 2023, como uma das mais bonitas mercearias históricas do mundo. A loja de comércio tradicional está colocada no 22º lugar do ranking, sendo que, no passado, havia já sido reconhecida pela “Financial Times” e “Forbes, igualmente pela sua beleza e preservação histórica do espaço. Graças ao seu sucesso além-fronteiras, a Manteigaria Silva é, hoje, visitada diariamente pelos seus clientes lisboetas (alguns procurando os mesmos produtos que os seus avós compravam), e também por muitos estrageiros, graças aos inúmeros guias de viagens que a recomendam. O êxito da Manteigaria Silva, permitiu ainda que, em 2014, a loja abrisse uma loja de sabores no Mercado da Ribeira, por convite da “Time Out”, onde dá a provar o que de melhor se produz em Portugal, e, em 2016, a convite do conceituado chef português, passasse a estar representados no Bairro do Avillez, em pleno Chiado. Paralelamente, desde 2020, que a loja lisboeta faz vendas online. Assim, não faltam razões para fazer uma visita à Manteigaria Silva e à sua equipa extremamente dedicada, capaz de lhe fornecer e promover o que de melhor Portugal tem para oferecer, em termos de bacalhau, queijos, enchidos, vinhos e muitas outras especialidades, sempre com o selo de qualidade e excelência com que a Manteigaria Silva já nos habituou.